Mundo

Vídeo mostra presidente Lukashenko armado em dia de protestos

Governante, há 26 anos no poder, está sob forte contestação popular após vencer as eleições consideradas fraudulentas

None
Foto EPA/ANDREI STASEVICH/BELTA/POOL

O Presidente da Bielorrussia, Alexander Lukashenko, apareceu hoje num vídeo com uma arma e colete à prova de balas, enquanto descia de um helicóptero para a sua residência, numa altura em que milhares protestam na capital, Minsk.

O momento insólito ocorreu numa altura em que se registam protestos de milhares de pessoas a exigir a saída do Presidente Alexander Lukashenko, reeleito a 09 de agosto, mas que enfrenta há semanas forte contestação.

Quando Lukashenko pousou no Palácio da Independência, em Minsk, os manifestantes estavam reunidos numa praça próxima.

O vídeo foi divulgado na aplicação de mensagens Telegram e num canal que a comunicação social identificou como sendo próximo do serviço de imprensa de Lukashenko.

Os manifestantes dizem que os resultados oficiais das eleições presidenciais de 09 de agosto, que deram a Lukashenko o sexto mandato, com 80% dos votos contra 10% da candidata da oposição Svetlana Tikhanovskaia, são fraudulentos.

Segundo a agência Associated Press (AP), mais de 100 mil manifestantes reuniram-se hoje numa vasta praça de Minsk e depois marcharam pela cidade.

A agência France Presse (AFP) descreve que, munidos de bandeiras brancas e vermelhas, as cores do protesto, os manifestantes reuniram-se na Praça da Independência e nas ruas circundantes, entoando slogans como "liberdade!".

Órgãos de comunicação social ligados à oposição, que também têm feito relatos sobre manifestações semelhantes em outras cidades da Bielorrússia, falam em "mais de 100.000 manifestantes na capital bielorrussa", num protesto que ocorre pelo segundo domingo consecutivo.

Fechar Menu