>
Madeira

Saúde é um investimento, não um fardo” afirma Sara Cerdas

Sara Cerdas
Sara Cerdas

Sara Cerdas defendeu, esta tarde, a importância de uma abordagem transversal em saúde, baseada em políticas integradas e intersetoriais, não apenas a curto prazo e isoladas. A intervenção surgiu aquando da apresentação da estratégia do Conselho da União Europeia para a saúde, por parte do Ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn.

“Devemos parar de olhar para a saúde como um custo e um fardo, mas sim como um investimento nas pessoas e na sociedade”, apontou a eurodeputada.

A socialista assume que “2020 marca o ano em que o mundo, os cidadãos e especialmente os políticos, estão mais conscientes para a verdadeira importância da saúde e bem-estar e o seu impacto como pedra basilar na sociedade”, e que a ausência de políticas para a saúde e bem-estar “têm gerado graves consequências para todos os cidadãos, e também para os diferentes sistemas de saúde dos Estados Membros”. 

“As acções de saúde pública devem ser transversais a todas as políticas, não apenas aquelas diretamente ligadas à saúde”, rematou, questionando ainda se “a Presidência planeia trabalhar através de uma abordagem de saúde em todas as políticas e, em caso afirmativo, qual é a estratégia”. 

Fechar Menu