>
Madeira

PS-M quer “novas soluções” no Orçamento Suplementar

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira) promoveu, esta manhã, em frente à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, uma conferência de imprensa onde sublinhou a necessidade de um Orçamento Suplementar repleto de “novas soluções" e "uma nova estratégia", que visem o relançamento da economia regional.

O deputado Paulo Cafôfo, porta-voz do grupo, em declarações à comunicação social, adianta que, esta semana, será debatido na Assembleia Regional o Orçamento Suplementar, onde consta “um aumento de 300 milhões de euros”, que, na sua perspectiva, é “justificável, pela pandemia e pelas respostas que serão necessárias”.

No entanto, observa que “este orçamento suplementar e as verbas que contempla são para fazer face às despesas que o Governo Regional fez nos últimos quatro meses no combate à pandemia”.

Tal denota, no seu entender, “ausência de uma estratégia, de medidas concretas, de novas soluções para o relançamento e retoma da economia regional”.

"Há um aumento de verbas para a Secretaria Regional da Economia, referentes às linhas de apoio aos empresários pelo Governo Regional, mas que não reflecte uma visão para o futuro”, sustenta.

O socialista reforça que “numa altura em que a Madeira tem já 18 mil desempregados, ou seja, metade da população activa, está ou desempregada ou está em layoff, são necessárias novas soluções que alavanquem a economia regional”, apontando que, "de Maio para Junho, a Madeira foi a região do país que registou o maior aumento em termos de desemprego".

O Partido Socialista manifesta assim o desejo de ver contemplado neste Orçamento "por exemplo, uma baixa dos impostos, um desagravamento fiscal, particularmente na questão do IVA, bem como novos investimentos públicos".

No que o ao sector do Turismo diz respeito, Paulo Cafôfo refere que “infelizmente, a Secretaria Regional do Turismo não tem qualquer reforço de verbas, e seria importante que nesse que é o principal sector da economia da Região”.

Cafôfo admite que "esperava que o Orçamento Suplementar viesse dinamizar este sector, tendo em conta as dificuldades na retoma do mesmo" e recorda que "o PS já propôs, por exemplo, um fundo de captação de novas rotas aéreas, para obtermos mais rotas, mais companhias, ou seja, mais turistas, tirando vantagem do bom desempenho em termos do combate à pandemia”, aponta assim uma possível solução".

“Portanto, esperaremos, obviamente, pelos esclarecimentos por parte do Governo Regional, e apresentaremos também, em sede de debate de orçamento, as nossas propostas de alteração, tendo em conta a retoma da economia”, concluiu. 

Fechar Menu