>
Madeira

PS-Madeira apresenta medidas para a organização do próximo ano lectivo

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira entregou, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, um projecto de resolução, onde propõe 10 medidas de preparação e organização do próximo ano lectivo, face à situação de pandemia.

De acordo com o deputado do PS-M, Paulo Cafôfo, as escolas deveriam ter "uma maior autonomia", devendo dessa forma reduzir o número de alunos por sala e os horários.

“Uma outra questão importante tem haver com o crédito global de horas que é atribuído anualmente às escolas, para que as mesmas possam ter, por exemplo, projectos de apoio pedagógico para os alunos, ou então terem tutorias, onde o professor possa acompanhar um determinado aluno que precise de uma maior atenção, assim como a existência de pares pedagógicos nas turmas, onde se ache necessário o reforço da orientação do professor”, acrescentou.

O parlamentar também apontou a necessidade de aumentar o número de funcionários das escolas devido às questões sanitárias, nomeadamente na desinfecção e limpeza regular do espaço.

“A segurança e a proteção, em termos de saúde, também não pode ser visto como um custo, mas sim como um investimento na comunidade escolar”, sustentou.

Paulo Cafôfo referiu ainda que o projecto apresentado prevê ainda um reforço dos meios tecnológicos, associado a uma formação.

Tendo isto em conta, o deputado sublinhou que “a escola que temos será diferente daquela que começou neste presente ano lectivo, derivado à covid-19 e é, por isso, que temos de definir uma nova organização do modelo escolar”, propondo assim uma reorganização do modelo presencial, num planeamento atempado.

“O PS-Madeira defende que a escola deve ser presencial. É esse o modelo que consideramos ser melhor, não só ao nível da aprendizagem, mas também para a própria socialização e formação do aluno enquanto pessoa”, frisou.

Fechar Menu