>
Madeira

Calor e vento geram avisos amarelos

Madeira e Porto Santo estão hoje com risco extremo de exposição aos raios ultravioleta. Máxima chega aos 28ºC

None
Foto Shutterstock

Há de novo aviso amarelo para tempo quente emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para a costa Sul e regiões montanhosas a partir do meio-dia de hoje, mantendo-se em vigor até às 18 horas de amanhã, devido persistência de valores elevados da temperatura máxima. Nesta terça-feira os termómetros devem subir aos 28ºC na Madeira, aos 25ºC no Porto Santo, estando o índice dos raios ultravioleta nas duas ilhas em nível extremo, 11, numa escala de 1 a 11+.

Também entre as 15 horas de hoje e as 12 horas de amanhã estará ainda em vigor um aviso amarelo para vento, apenas nas regiões montanhosas, com rajadas até 95 km/h, em especial nos extremos Leste e Oeste.

O dia de resto será de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes Norte da ilha da Madeira e Porto Santo até meio da tarde e para o final do dia. O vento começa fraco a moderado (até 30 km/h), tornando-se moderado (20 a 35 km/h) na ilha de Porto Santo a partir do final da tarde, soprando por vezes forte (até 45 km/h) nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira, com rajadas até 65 km/h, em especial a partir da tarde. Como referido, nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 50 km/h), com rajadas até 95 km/h a partir do meio da tarde. Está prevista pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal, conte com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco (inferior a 15 km/h).

No mar, a temperatura está entre os 22/24ºC, na costa Norte com ondas de Norte/Nordeste com 1,5 a 2 metros, aumentando para 2 a 2,5 metros. Na costa Sul com ondas de Sueste com 1 metro.

Hoje o Porto Santo está com risco muito elevado de incêndio. Algumas zonas do concelho do Porto Moniz apresentam risco elevado, revela ainda o IPMA.

Além da Madeira, quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, são eles Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, sob aviso amarelo até às 17h de quinta-feira. O IPMA emitiu também aviso amarelo para todos os distritos de Portugal continental (18) para quarta e quinta-feira.

O IPMA prevê a continuação de tempo quente pelo menos até ao fim-de-semana. Durante esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.

Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20 graus em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.

De acordo com o IPMA, os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.

Na origem do tempo quente está, segundo o IPMA, um "anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o Norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do Norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da semana".

Hoje as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (na Guarda, Bragança e Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

Além do arquipélago da Madeira, também o dos Açores, com excepção da ilha das Flores que está com níveis muito elevados, apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Fechar Menu