>
Casos do dia

Tartaruga resgatada no Paul do Mar

Foto Dr
Foto Dr

Uma tartaruga marinha ‘Caretta Caretta’ foi ontem à noite resgatada por um cidadão no Paul do Mar. O animal encontrava-se envolvido em fios de pesca e anzóis e foi salvo por este cidadão, que é colaborador da Rede SOS Vida Selvagem do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), e que conseguiu retirar alguns anzóis presos nas barbatanas da tartaruga, ficando um alojado na garganta.

O IFCN informou que a tartaruga foi recolhida e entregue aos cuidados da Estação de Biologia Marinha para tratamento e deixou um apelo para o reporte de qualquer animal selvagem em dificuldades através dos números da Rede SOS Vida Selvagem.

Lembrou ainda que “estas tartarugas pesam cerca de 20 gramas quando nascem, mas adultas podem ultrapassar os 200 quilos. São conhecidas por fazerem longas viagens através dos oceanos, realizando mergulhos que podem chegar aos cem metros de profundidade, mantendo-se submersas durante perto de 30 minutos.

Por volta dos 20 anos estes animais chegam à maturidade e regressam às praias onde nasceram para acasalar e colocar ovos. As Caraíbas, Cabo Verde e a Mauritânia são locais no Atlântico onde habitualmente constroem ninhos.

As fêmeas podem colocar mais de cem ovos numa postura. Normalmente, fazem três ou quatro posturas num mesmo ano, espaçadas por algumas semanas. Posteriormente, estão até três anos sem voltar a fazer ninho.

Alimentam-se essencialmente de outros animais, nomeadamente moluscos, caranguejos, medusas, anêmonas e até peixes”.

Mais Casos

A carregar...

Fechar Menu