>
Desporto

Pré-eliminatórias da Liga dos Campeões 2020/21 arrancam em 8 de Agosto

Estas decisões foram hoje confirmadas pela UEFA, que atribuiu hoje a Lisboa uma inédita ‘final a oito’ da Liga dos Campeões, para terminar 2019/2. Foto EPA
Estas decisões foram hoje confirmadas pela UEFA, que atribuiu hoje a Lisboa uma inédita ‘final a oito’ da Liga dos Campeões, para terminar 2019/2. Foto EPA

As pré-eliminatórias da Liga dos Campeões de futebol para 2020/21 arrancam em 8 de Agosto, a apenas uma mão, ainda antes da conclusão da edição anterior, no dia 23 de Agosto em Lisboa, anunciou hoje a UEFA.

O representante português, no caso o segundo classificado da I Liga (o campeão apura-se directamente para a fase de grupos), entra assim em acção em 15 ou 16 de Setembro, na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’.

No caso de apuramento para o ‘play-off’ de acesso à fase de grupos, a equipa lusa voltará ao habitual formato de duas mãos, mantido apenas para a derradeira fase de apuramento, marcada para 22 e 23 de Setembro, na primeira mão, e 29 e 30, na segunda.

A fase de grupos, onde estará pelo menos o campeão de Portugal, arranca em 20 de Outubro e termina em 9 de Dezembro, com as habituais seis rondas.

Também a Liga Europa 2020/21 tem datas anunciadas, arrancando com as rondas preliminares em 20 de agosto, um dia antes da final de 2019/20, em Colónia (Alemanha), com o primeiro representante português a entrar em acção na segunda fase preliminar, em 17 de setembro, também a uma só mão.

Com uma equipa garantida na fase de grupos, que se inicia em 22 de Outubro, Portugal terá ainda um competidor em prova a partir da terceira pré-eliminatória, marcada para 24 de Setembro, enquanto o ‘play-off’ de apuramento para a fase final está marcado para 1 de Outubro.

Estas decisões foram hoje confirmadas pela UEFA após a reunião do Comité Executivo da UEFA, que, entre outras posições, atribuiu a Lisboa uma inédita ‘final a oito’ da Liga dos Campeões, para terminar 2019/20 no Estádio José Alvalade e Estádio da Luz, palco da final, no dia 23, já depois de iniciadas as pré-eliminatórias para a época seguinte.

O Comité Executivo da UEFA reuniu hoje para votar e aprovar a recalendarização das competições europeias após os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, com Lisboa a receber a ‘Champions’ em Agosto, a Liga Europa na Alemanha e a Liga dos Campeões feminina em Espanha, além de decisões para a Supertaça Europeia, que vai realizar-se em Budapeste em detrimento do Porto.

Entre outras competições reagendadas e com alterações no modelo competitivo contam-se a UEFA Youth League, várias competições de futsal e a janela de jogos de selecções de Outubro e Novembro, que passam a ter três jogos em vez dos habituais dois.

Fechar Menu