>
Artigos

O vital papel dos enfermeiros

Apesar do receio e da sobrecarga laboral, os enfermeiros têm demonstrado capacidade de resiliência, determinação e profissionalismo perante os desafios

O atual período pandémico marcará de forma indelével a vida dos trabalhadores do setor da saúde, quer pelas situações vivenciadas quer pela atuação fundamental que têm na organização, implementação de medidas e funcionamento dos serviços, essenciais para garantir as respostas em cuidados de saúde consentâneas com as necessidades das pessoas numa situação excecional de âmbito global

O fenómeno pandémico causado pelo COVID 19 afetará de uma forma ou de outra todos os aspetos das nossas vidas, interferindo com as vivências individuais e coletivas no âmbito sanitário, económico e social. Na saúde serão considerados novos procedimentos e rigorosas medidas de higiene, na economia aumentaram as falências com efeitos devastadores a nível global, assistiremos ao aumento do desemprego e das situações de pobreza. Esta nova realidade exige solidariedade e novas ferramentas para enfrentar o desafio da normalização da vida em sociedade pelo menos enquanto não houver vacina ou tratamento eficaz para erradicar os efeitos do COVID 19.

A crise pandémica alterou práticas, reorganizou serviços e circuitos, mudou horários com implicações na vida individual e familiar dos profissionais de saúde nomeadamente dos enfermeiros, evidenciando ainda mais as condições de especial risco e penosidade a que estão sujeitos no exercício da profissão. Apesar do receio e da sobrecarga laboral, os enfermeiros têm demonstrado capacidade de resiliência, determinação e profissionalismo perante os desafios e as elevadas responsabilidades para que estão convocados em favor da saúde pública.

Neste sentido não podia ser mais oportuna a designação pela Organização Mundial de Saúde para que o ano 2020, como o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira, decisão aprovada pelos estados membros na 72ª Assembleia Mundial da Saúde realizada em Genebra. Esta distinção tem por objetivo assinalar o notável trabalho desenvolvido pelos enfermeiros junto dos utentes em todo o mundo, num tempo em que esta organização lembra que são necessários mais de 18 milhões de trabalhadores no setor da saúde, dos quais metade são enfermeiros para tornar os serviços de saúde sustentáveis a nível global.

O mês de maio é abastado em efemérides, é o mês do coração, é o mês que se comemora o dia do trabalhador assim como o dia da liberdade de imprensa, um direito fundamental nas sociedades democráticas. É também o dia Internacional do Enfermeiro que se comemora no próximo dia 12, efeméride que recorda a nível mundial o aniversário do nascimento de Florence Nightingale a fundadora da enfermagem moderna, no ano que passam duzentos anos do seu nascimento, numa época desafiante e decisiva para a profissão e para os enfermeiros. É um momento determinante para promover ambientes de trabalho saudáveis de forma a relevar os valores e princípios que orientam a profissão, fortalecendo o papel do enfermeiro na equipa de saúde, aprofundando saberes e experiências ao serviço das pessoas, prestando cuidados de proximidade com qualidade e segurança.

Fechar Menu