>
Crónicas

As nossas Super Mães

Já era sabido o poder de multitasking da mulher que parece ter tempo para tudo, que se esconde no silêncio e que nem sempre valorizamos porque nas suas mãos parece fácil, aparece tudo feito, como que por magia

Sempre ouvi dizer que é nos tempos difíceis que se revelam os grandes heróis. Não estranho por isso, o papel decisivo que as mães estão a ter um pouco por todo o Mundo, neste tempo de pandemia. Já era sabido o poder de multitasking da mulher que parece ter tempo para tudo, que se esconde no silêncio e que nem sempre valorizamos porque nas suas mãos parece fácil, aparece tudo feito, como que por magia. Mas não é e já não digo para nos colocarmos na posição delas, porque isso não é possível, mas quando ousamos fazer duas ou três coisas para lhe aliviar o esforço sentimos na pele o trabalho que isso dá. Na verdade esses seres maravilhosos que iluminam as nossas vidas, com energia inesgotável e uma capacidade de amar sem precisar de puxar dos galões mereciam um reconhecimento da humanidade.

São mães as que cuidam dos filhos em casa e arranjam tempo para trabalhar ao mesmo tempo, as que com muito sofrimento deixam as suas famílias para tratar de nós nos hospitais, nos supermercados ou nas padarias, mas também as que ajudam a cuidar e a criar os filhos dos outros. São mães as adoptivas. São mães as que choram baixinho por não poderem estar com os seus filhos e as que fazem aquele bolo maravilhoso e o mandam entregar lá em casa. São mães as que dão o pouco que têm para que nada falte, as que sofrem de violência doméstica e nesta altura de confinamento não têm escape possível, nem tempo para respirar fundo. São mães as que inventam tempo onde não há tempo, espaço onde não há espaço, que ajudam nos trabalhos de casa e ao mesmo tempo enviam aquele email, enquanto têm o almoço ao lume. Aquelas para quem não há eu mas nós ou eles, que se dedicam desde que acordam até que se deitam e que ainda assim têm sempre um sorriso de carinho guardado, perante mais esta ou aquela exigência. As que choram porque não conseguiram fazer mais quando fazem tanto todos os dias.

Para vocês vai o meu mais profundo agradecimento. Vocês são um orgulho e um exemplo. Não existe na sociedade nada mais puro e profundo, mais perfeito que o amor de uma mãe pelos seus filhos. Eu espero e desejo que um dia nem que seja por breves momentos possam sentir o prazer e o reconforto da retribuição que merecem por tanto sacrifício, tanto dar sem esperar nada em troca, tantos limites ultrapassados. Merecem tudo. E nós filhos devíamos ter uma necessidade óbvia de vos dizer isso todos os dias. O quanto nos inspiram, nos tornam a vida melhor, mais feliz. Porque eu sei que muitas vezes, depois de irem ao limite e de passarem para lá dele, de se esgotarem as forças e faltar o ar, tudo o que precisam é de um sorriso de agradecimento, de um Amo-te com um abraço, de uma palavra amiga, de um olhar que diz tudo.

O dia da mãe está próximo e mais do que nunca devemos aproveitar este momento para lhes dizer tudo o que nos vai na alma, para lhes reconhecer o mérito e para fazermos um pequeno esforço para tornar a vida delas mais fácil e mais cheia também. A única coisa certa nestes momentos de incerteza é o seu amor. Mesmo sem a presença que tanto queríamos, talvez sobre espaço para saltarem as palavras e nos abraçarmos ao longe. Daqueles sentidos e prolongados que nos fazem sentir o coração apertado e nos aconchegam a alma. Por tudo aquilo que ousam fazer sem olhar a meios, pelo que nos perdoam muitas vezes sem as respostas que gostariam de ter, porque nunca nos deixam sozinhos mesmo longe, porque quando tudo falha elas estão lá. Muitas vezes em silêncio, sem exigir explicações, prontas para sacar da armadura e da espada mágica, onde nos sentimos protegidos e reconhecidos. A minha é o meu dia e a minha noite, a minha maior paixão e o meu farol. Tenho uma sorte incomensurável de a ter por perto. De termos uma relação tão forte, muitas vezes alternada entre palavras silenciosas e um sexto sentido que sabe antes de eu saber, que adivinha antes de eu contar numa relação desequilibrada em que ela tudo dá e eu tudo recebo. Espero e desejo um dia poder retribuir tudo o que ela fez e faz por mim. Por agora fica a vontade de lhe dizer que a Amo. Obrigado a todas as mães por serem assim, especiais , únicas e tão verdadeiras num Mundo muitas vezes feito de plástico e de enganos.Ali não falha. São super mães.

“Tudo aquilo que sou, ou pretendo ser, devo a um anjo, a minha mãe.”

Abraham Lincoln

Fechar Menu