>
Mundo

América Latina em período de “profunda recessão”

Foto EPA
Foto EPA

A América Latina está a entrar num período de “profunda recessão” económica, com um recuo do PIB que em 2020 poderá oscilar entre 1,8% e 4% devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje um organismo da ONU.

“Estamos no início de uma profunda recessão. Estamos confrontados com a maior baixa de crescimento jamais registada na região”, declarou a mexicana Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Económica para a América Latina e as Caraíbas (CEPALC), uma agência técnica da ONU com sede na capital chilena.

A propagação da pandemia vai atingir em pleno as economias dos países da região, que já enfrenta uma difícil situação económica, com um fraco crescimento de 0,1% em 2019.

Neste contexto, a diminuição da atividade económica e comercial, a queda na procura de matérias-primas e as dificuldades de diversos setores, incluindo o turismo, vão implicar uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) entre 1,8% e 4%.

A previsão de uma contração do PIB a 1,8% não tem em consideração o recuo económico na China, o principal parceiro comercial da região e onde surgiu o surto inicial da pandemia.

Mas caso sejam incluídas as consequências económicas da pandemia na Europa, nos Estados Unidos e em outras regiões do mundo, o impacto será mais importante na América Latina, com um recuo entre 3% e 4% do PIB, revelou Alicia Bárcena.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 55 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Fechar Menu