>
Mundo

Tiroteio no Canadá provoca mais de dez mortos, incluindo um polícia e o suspeito

Gabriel Wortman terá utilizado uma viatura policial na fuga. FOTO EPA
Gabriel Wortman terá utilizado uma viatura policial na fuga. FOTO EPA

Um tiroteio na Nova Escócia, no Canadá, provocou hoje a morte a mais de dez pessoas, incluindo um polícia e o alegado autor, abatido quando estava a ser procurado, disse fonte policial.

“Não posso dar hoje todos os detalhes, mas há mais de dez mortos”, disse um porta-voz da polícia federal de Dartsmouth, em conferência de imprensa, citado pela agência AFP.

As motivações do alegado autor do assassinato, Gabriel Wortman, de 51 anos, não foram ainda apuradas.

O tiroteio começou ao final da noite de sábado na pequena cidade de Portapique, a 100 quilómetros da capital da província da Nova Escócia, Halifax. Inúmeras vítimas foram encontradas à frente e dentro de uma habitação, local para onde a polícia foi alertada após relatos de tiros.

O suposto autor do tiroteio fugiu à polícia, provocando uma ‘caça ao homem’ que durou cerca de 12 horas em toda a região. O homem, que segundo a imprensa canadiana é técnico de dentista, foi ‘apanhado’ no domingo. “A perseguição terminou nesta manhã [domingo] quando o suspeito foi localizado. Posso confirmar que ele está morto”, adiantou um porta-voz da polícia canadiana.

Um polícia morreu, em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas, e outro ficou ferido.

A agência Associated Press tinha noticiado, através de fonte policial, a detenção do suspeito num posto de combustível em Enfield, na região da Nova Escócia.

Também anteriormente, uma porta-voz da polícia canadiana confirmou que as autoridades receberam uma chamada de alerta que assinalava “uma pessoa com armas de fogo”, por volta das 22:30 de sábado, e que a investigação “evoluiu para uma situação de tiroteio”.

Lisa Croteau confirmou ainda um ‘tweet’ da RCMP que indicava a ocorrência de “múltiplas vítimas”, mas sem precisar na altura o número total ou confirmar se alguma dessas vítimas era mortal.

O incidente começou na pequena cidade rural de Portapique, com a polícia a aconselhar os moradores a trancarem-se nas suas casas.

Vários incêndios em edifícios também foram relatados pelos moradores, mas a polícia não confirmou imediatamente os detalhes. “O meu coração está com todos os afetados nesta situação terrível”, disse, entretanto, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Uma moradora local explicou que foi uma noite assustadora para a pequena cidade, com polícias armados a patrulharem as ruas e durante a manhã a ouvirem-se helicópteros no ar à procura do suspeito.

Fechar Menu