>
Coronavírus Mundo

Pentágono recebe encomenda de 100 mil sacos mortuários

Foto EPA
Foto EPA

O Pentágono anunciou hoje ter recebido uma encomenda do Governo federal norte-americano de 100.000 sacos mortuários para as agências de saúde do país, numa altura em que a epidemia do novo coronavírus aumenta nos Estados Unidos.

A divisão logística do Ministério da Defesa “está a dar resposta” a um pedido da agência federal de gestão de emergências (FEMA) “de 100.000 sacos mortuários destinados (...) às agências de saúde dos estados”, indicou um porta-voz do Pentágono, o tenente-coronel Mike Andrews.

A FEMA centraliza os esforços do Estado federal norte-americano na luta contra o coronavírus.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, advertiu esta semana que os Estados Unidos iam enfrentar duas semanas “muito, muito dolorosas”.

A Casa Branca estimou que a doença covid-19 causará entre 100.000 e 240.000 mortos no país se as restrições atuais forem respeitadas, contra 1,5 a 2,2 milhões se não fossem tomadas quaisquer medidas.

Mais de três norte-americanos em quatro estão sob confinamento. A maioria das grandes cidades foram afetadas e os surtos que surgiram em Chicago e em Nova Orleães têm-se agravado.

Os Estados Unidos são o país em todo o mundo com maior número de infetados (216.722) e o quarto com mais mortes (5.137), depois de Itália, Espanha e China.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Fechar Menu