>
Madeira

Sete camas aptas para receber infectados por coronavírus na Madeira

Hospital Dr. Nélio Mendonça pode disponibilizar mais camas, caso se revele necessário

None

A Região tem disponível um serviço isolado, composto por sete camas, apto a receber pessoas infectadas pelo Covid-19, o novo coronavírus. Tal como explicou hoje Margarida Câmara, presidente da Comissão para o Coronavírus, neste espaço há capacidade para fazer alguns exames como gasometrias e análises, mas se houver necessidade de outros exames complementares, os pacientes são encaminhados para o serviço adequado mediante um plano previamente elaborado.

O serviço, que hoje recebeu a visita do secretário regional da Saúde, está dividido em três áreas consoante o risco de infecção para o profissional que está a prestar cuidados. A área de contingência criada no edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça pode receber doentes de qualquer especialidade, sendo os médicos que se dirigem a essa área para prestar os cuidados necessários. Tal como explicou a médica de Medicina Interna, se uma grávida estiver infectada, serão os médicos obstetras a se dirigirem ao serviço.

Tal como explicou Margarida Câmara aos jornalistas, o plano foi criado por forma a ser activado consoante, por exemplo, o número de infectados. Neste momento, existe junto ao serviço de Urgências uma área de triagem avançada e isolamentos provisórios. Seguidamente, existe a área que hoje foi visitada com sete camas. Caso seja necessário, o hospital tem outras camas que podem ser disponibilizadas para internamento dos doentes.

Há algum tempo está a ser realizado um questionário a todos os doentes e visitantes dos serviços de saúde do SESARAM, por forma a manter o funcionamento da instituição, separando casos que se podem revelar suspeitos de coronavírus.

Fechar Menu