>
Mundo

Bósnia regista os primeiros dois casos de contaminação

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Bósnia-Herzegovina registou os seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, um homem que esteve a trabalhar em Itália e o seu filho, anunciaram hoje as autoridades.

“Registámos o primeiro caso de coronavírus na Republika Srpska”, disse o ministro da Saúde dessa entidade sérvia da Bósnia, Alen Seranic, em conferência de imprensa.

Este é também o primeiro caso de contaminação em todo o território da Bósnia.

“Trata-se de um homem de meia idade que trabalhou em Itália e regressou no fim de Fevereiro. Vive em Banja Luka” (noroeste), disse Alen Seranic.

O doente está em isolamento num hospital de Banja Luka. “O seu estado de saúde é bom, não tem dificuldades e sente-se bem”, acrescentou o ministro.

Após confirmarem a contaminação do homem, as autoridades fizeram exames aos membros da família e confirmaram que uma criança também tinha o vírus, pelo que é o segundo caso de contaminação.

A Bósnia é assim o terceiro país dos Balcãs afectado pelo surto de Covid-19 após a Croácia, que regista dez infectados, e a Macedónia do Norte, com um caso.

O surto de Covid-19, detectado em Dezembro, na China, e que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infectou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

Portugal tem oito casos confirmados e os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

A Itália, o país mais afectado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de Março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Fechar Menu