>
Madeira

“Responsabilidade social também é individual”

None

“Se cada um procurar desempenhar de forma positiva a sua cidadania e a sua actividade social estaremos a construir uma sociedade mais coesa, equitativa, capaz e competente”, esta foi uma das mensagens transmitidas esta manhã por Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, na sessão de abertura na VI Semana da Economia /Gestão que está a decorrer entre hoje e o próximo dia 6 de Março na Escola Secundária de Francisco Franco numa organização dos professores de Economia e Contabilidade daquele estabelecimento de ensino.

O governante aproveitou a ocasião e sobretudo o tema da iniciativa (‘Economia Social’) para chamar a atenção dos alunos para a responsabilidade de cada um na construção da sociedade. “Nem sempre a gestão individual é bem sucedida. Nem todos os projectos de vida são bem sucedidos e temos de ter uma perspectiva global e uma visão que procure criar as condições para que todos possam ter acesso às condições mínimas, para aquilo que possa dignificar o indivíduo como pessoa humana”, disse Jorge Carvalho, recordando que são variadíssimas as formas de desenvolver essa acção social, são variadas as instituições que têm essa preocupação. E a escola, sublinha, é uma delas. “Enquanto alunos o que desejamos é que neste percurso e espaço que é a escola possam desenhar um projecto de vida que possa ser consistente, capaz de dar sustentação aos vossos sonhos ,e por outro lado, desenvolver competências sociais para que possam ficar atentos a tudo aquilo que vos rodeia e ao desempenho da sociedade.”

Jorge Carvalho salientou ainda que “nessa visão que temos de ter de conjunto, de toda a sociedade, onde aqueles que por qualquer razão não tendo atingido esse sucesso, necessitam que outros tenham de olhar por eles e dar contributo. Responsabilidade social também é individual”, ressalvou.

Refira-se ainda que a VI Semana da Economia /Gestão continua amanhã. ‘A responsabilidade Social das Empresas’ - temática para a manhã de terça-feira – traz à a Francisco Franco Afonso Borga, da Corporate Volunteering Specialist (GRACE); Rodolfo Ferreira, Director regional do Montepio Geral e Fabíola Pereira, Administradora do Porto Bay Hotels & Resorts.

O ciclo de conferências aborda na quarta-feira ‘O impacto do Centro Internacional de Negócios da Madeira na Economia Social’ com a presença de Nuno Teixeira, Subdirector da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira; de Alberto Rodrigues, Director da Atlantic Islands Electricity e Pedro Camacho, co-fundador da Nearsoft Solutions.

Durante a tarde de quarta-feira realiza-se o ‘Torneio Escolar CINM/Dr. Why’.

O dia 5, quinta-feira, é dedicado às ‘Organizações da Economia Social’. Maria do Céu Carreira, Presidente da União das IPSS da Madeira, vai fazer uma abordagem geral à temática; Jorge Spínola, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, fala sobre ‘As Misericórdias’ e Nazaré Freitas, vice-presidente da Cáritas Diocesana do Funchal, sobre ‘A Cáritas’.

A VI Semana da Economia/Gestão da Francisco Franco termina na sexta-feira, dia 6, com a presença da Deputada do Parlamento Europeu, Sara Cerdas e do Presidente executivo da Startup Madeira, Carlos Lopes que abordam, respectivamente, ‘A Economia Social na EU’ e ‘O Empreendedorismo Social’.

Fechar Menu