>
Madeira

Viagem inaugural do Eléctrico Bordal a 11 de Março em Lisboa

Iniciativa contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e das administrações da Carristur e da Bordal

None

A viagem inaugural do Eléctrico Bordal terá lugar no próximo dia 11 de Março pelas 18 horas, no Museu da Carris em Santo Amaro em Lisboa. Este projecto é uma parceria das empresas Bordal e Carristur.

Recorde-se que, tal como o DIÁRIO já havia noticiado, o eléctrico histórico da Carristur que homenageia a cultura portuguesa apresentará, desta vez, o Bordado Madeira com peças únicas criadas para o interior e exterior deste transporte centenário. Todo o eléctrico é revestido por peças em linho bordadas ou estampadas desde o teto, às cortinas e aos assentos. O maior desafio foi criar uma peça especial 100% produzida à mão, colocada no exterior do eléctrico.

Este foi um “projecto desafiante e intenso”, nas palavras dos intervenientes, tendo em conta que todo o processo de produção das peças de Bordado Madeira utilizadas são de produção totalmente manual, desde o desenho inicial, passando pelo picote, a estamparia, o bordado, o lavar, o engomar e recortar de todas estas peças.

Os desenhos utilizados são centenários e a Bordal – Bordados da Madeira precisou de mais de um ano para projectar, produzir e entregar todas a peças com milhares de pontos bordados. Foram meses de trabalho de mãos madeirenses em todas as fases de criação destas peças de arte, peças que contam com mais de 150 anos de história da ilha da Madeira.

Esta viagem inaugural contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e das administrações da Carristur e da Bordal.

Fechar Menu