>
Madeira

Novo autocarro eléctrico da ‘Horários do Funchal’ fará a carreira da Nazaré

None Ver Galeria

O miniautocarro eléctrico da Horários do Funchal (HF) vai realizar viagens no circuito urbano a partir da paragem junto ao centro comercial Marina Shopping e a carreira da Nazaré a partir, anunciou fonte da companhia.

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, efectuou esta manhã, a viagem inaugural do novo miniautocarro eléctrico da Horários do Funchal, Karsan Atak, a partir da Rua do Conselheiro, que se encontra a ser testado desde o dia 28 de fevereiro.

Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do projecto europeu Civitas Destinations. A HF é a entidade coordenadora do projecto e a AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira – é responsável pela sua implementação.

São parceiros do projecto: a Secretaria Regional de Economia, a Vice-Presidência do Governo Regional, a Horários do Funchal – Transportes Públicos S.A. (HF) e a UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda, representante da Karsan em Portugal, que disponibilizou o autocarro eléctrico Karsan Atak Electric à HF.

Trata-se de um miniautocarro 100% eléctrico, tem 8,3 metros de comprimento, 2,4 de largura e capacidade para 57 passageiros. O novo modelo foi concebido para dar resposta à necessidade de redução da poluição sonora e atmosférica nos centros urbanos e faz parte de uma estratégia para a descarbonização no sector do transporte público que tem sido levada a cabo pela Horários do Funchal.

O miniautocarro fará testes na Horários do Funchal, em todas as carreiras, excepto nas zonas altas, até dia 13 de Março, de modo a avaliar a sua autonomia, a forma de carregamento e, fundamentalmente, a sua versatilidade nas condições orográficas que caracterizam os traçados das carreiras da HF.

Fechar Menu