>
Mundo

Companhia australiana Qantas Airways interrompe voos internacionais

None

A companhia aérea australiana Qantas Airways anunciou hoje que todos os voos internacionais serão interrompidos durante os próximos dias, como medida preventiva para impedir a propagação da pandemia da doença Covid-19.

De acordo com a companhia aérea, citada pela agência France-Presse, a decisão foi tomada depois de o Governo da Austrália ter decretado a proibição de viagens para os cidadãos nacionais.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou na terça-feira a proibição de todas as viagens de cidadãos australianos para o estrangeiro, para impedir a propagação da pandemia da doença Covid-19.

“Se retardarmos a disseminação [da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)], salvaremos vidas. Não vão para o exterior. Esta instrução é muito clara”, disse o primeiro-ministro australiano, durante uma conferência de imprensa, em Sydney.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano também recomendou hoje aos cidadãos nacionais no estrangeiro que considerem regressar a casa dada a incerteza provocada por restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.

“Aconselhamos todos os australianos a que reconsiderem a necessidade de viajar”, refere um novo alerta emitido hoje pelo Governo.

“Se já estão no estrangeiro e querem regressar, recomendamos que o façam o mais rapidamente possível por rotas comerciais”, afirmou.

O alerta considera que, “independentemente do destino, da idade ou estado de saúde, se a viagem ao estrangeiro não for essencial, devem considerar cuidadosamente se esta é a melhor altura” para a fazer.

O Governo sublinha que há cada vez mais países com fronteiras fechadas ou que introduziram restrições a viagens, o que torna viagens complexas e difíceis, podendo impedir australianos de regressar caso necessitem.

“Se pretende regressar à Austrália, faça-o o mais rapidamente possível. Opções comerciais podem ficar menos disponíveis”, refere a recomendação.

Australianos que regressem ao país terão de cumprir um período de quarentena de 14 dias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 84.000 recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.978 mortes para 35.713 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.350 casos), a Espanha, com 558 mortes (13.716 casos) e a França com 175 mortes (7.730 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Fechar Menu