>
Mundo

Venezuela anuncia dois primeiros casos de coronavírus

Foto EPA
Foto EPA

As autoridades venezuelanas anunciaram hoje os primeiros dois casos de pacientes infetados pelo novo coronavírus, um dia depois de o Presidente Nicolás Maduro declarar emergência preventiva no país.

“Na madrugada de hoje confirmaram-se, através de provas devidamente certificadas pela Organização Mundial da Saúde, dois casos de coronavírus no país”, anunciou a vice-Presidente da Venezuela.

Delcy Rodríguez falava no final do Conselho de Ministros, numa intervenção transmitido pela televisão estatal.

Trata-se de dois cidadãos venezuelanos, uma mulher de 41 anos que esteve recentemente de viagem pelos Estados Unidos, Itália e Espanha e um homem de 52 anos, que esteve em Espanha.

“Os dois casos estão localizados no Estado de Miranda (leste e sul de caracas)”, frisou.

A governante anunciou ainda que o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro decidiu ordenar a suspensão das aulas a partir de segunda-feira em todos os níveis de ensino.

Delcy Rodríguez pediu à população com mais de 70 anos que permaneça em casa, saindo apenas de forma excecional.

Entretanto o Governo venezuelano solicitou aos passageiros dos voos de Ibéria (Madrid -- Caracas) dos dias 05 e 06 de março que se isolem para prevenir novos contágios.

Por outro lado, o Metropolitano de Caracas, passará a exigir, como medida de prevenção, o uso de máscaras.

Nicolás Maduro declarou quinta-feira a emergência preventiva contra o coronavírus no país e ordenou a suspensão, a partir do próximo domingo, dos voos provenientes da Europa, Colômbia e Panamá durante 30 dias.

Como parte das medidas estão também restringidas as viagens de pessoas provenientes do Irão, Japão e Coreia do Sul.

As autoridades venezuelanas estão a avaliar o encerramento das fronteiras com o Brasil e a Colômbia, onde também já se registaram casos do novo coronavírus.

Fechar Menu