>
País

Presidente da República envia mensagem de condolências a Timor-Leste após cheias em Díli

Foto Fernando Veluso/Lusa
Foto Fernando Veluso/Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de condolências ao Presidente de Timor-Leste, devido às cheias que atingiram Díli e que causaram mortes e o desalojamento de várias famílias.

“Na sequência das cheias que esta sexta-feira atingiram a capital timorense e provocaram a morte de várias pessoas, assim como o desalojamento de numerosas famílias, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ao Presidente Lu Olo, de Timor-Leste, em seu nome e do povo português, a solidariedade de Portugal neste momento difícil e sentidas condolências aos familiares das vítimas”, refere uma mensagem publicada na página oficial da Presidência da Republica na Internet.

As cheias que atingiram hoje várias zonas da capital timorense causaram “entre três a seis vítimas”, um número que as autoridades timorenses ainda vão atualizar, além de terem destruído casas e desalojado pelo menos 100 pessoas.

“Algumas informações apontam entre três e seis vítimas. Continuamos a procurar informação para saber ao certo o número de vítimas. Há vítimas, mas não temos a certeza de quantas”, disse à Lusa o secretário de Estado da Proteção Civil timorense, Alexandrino de Araújo.

O responsável referiu que há “muitas coisas destruídas, incluindo casas” e as autoridades estão a retirar pessoas “para locais provisórios”.

Araújo falava à Lusa em Díli, já de noite, num dos espaços da Proteção Civil, no bairro de Bemori, perto do cemitério de Santa Cruz, onde estão alojadas temporariamente cerca de 100 pessoas de 20 famílias, que ficaram desalojadas devido às cheias.

No caso da ribeira em si, residentes locais denunciam que obras recentes podem ter ajudado a enfraquecer as margens, fazendo cair mais pedras e outro material para o leito que estava igualmente assoreado em várias partes.

Fechar Menu