>
Coronavírus Mundo

Indonésia impede entrada de estrangeiros, confirmando isolamento de Timor-Leste

Foto EPA/MAST IRHAM
Foto EPA/MAST IRHAM

A Indonésia anunciou hoje a proibição da entrada de cidadãos estrangeiros não residentes, mesmo em trânsito, com medidas idênticas às adotadas na Austrália e em Singapura, deixando assim sem alternativas timorenses e estrangeiros em Timor-Leste.

A nova restrição, que entra em vigor a partir de quinta-feira, implica que para a Indonésia só podem viajar cidadãos ou residentes permanentes, medida que já estava em vigor em Singapura e na Austrália.

Até agora cidadãos estrangeiros em Timor-Leste, incluindo portugueses, que quisessem sair do país, poderiam ainda viajar através da Indonésia, mesmo que sendo exigido um atestado médico e um visto.

Díli tem ligações aéreas para Darwin, na Austrália, para Bali, na Indonésia e para Singapura, ainda que atualmente com uma frequência mais reduzida.

Devido às restrições implementadas nesses três países, passa a ser impossível sair de avião para timorenses e estrangeiros.

Paralelamente, e no sentido inverso, Timor-Leste também fechou as suas fronteiras à entrada de cidadãos estrangeiros não residentes.

No caso das medidas anunciadas pela Indonésia são permitidos apenas diplomatas, pessoal envolvido em apoio médico ou humanitário, tripulações de aviões e quem esteja a trabalhar em “projetos estratégicos nacionais”.

A Indonésia confirmou um total de 1.528 casos da covid-19, com 136 mortes.

O Governo anunciou já um pacote de 24,6 mil milhões de dólares (22,48 mil milhões de euros) para responder à covid-19 no país, incluindo gastos em saúde, medidas económicas e apoios sociais.

Em Timor-Leste, está confirmado um caso da doença.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Fechar Menu