Desporto

45ª Volta à Madeira em Bicicleta tem lugar este fim-de-semana

A competição contará com 76 atletas federados, sendo que 11 participantes são provenientes de fora da Região

Foto André Gonçalves
Foto André Gonçalves

A competição contará com 76 atletas federados, sendo que 11 participantes são provenientes de fora da Região

O Vereador João Pedro Vieira, com a tutela do Desporto na Câmara Municipal do Funchal, apresentou, esta tarde, nos Paços do Concelho, a 45.ª Volta à Madeira em Bicicleta. O evento da organização da Associação de Ciclismo da Madeira, com apoio do Município, decorre entre esta sexta-feira e domingo.

João Pedro Vieira enalteceu, na ocasião, “a convergência de energias da organização e todas as entidades envolvidas em levar para a estrada, uma vez mais, esta prova que já faz parte da história do desporto da Região. Numa altura em retomamos os eventos desportivos esta prova, em particular, cumpre as importantes funções de lembrar à população que é possível voltar à prática desportiva, cumprindo com todas as recomendações das autoridades de saúde e confirma que há espaços de competição onde os atletas federados podem retomar a sua actividade e cumprir os seus objectivos”.

A 45ª Volta à Madeira em Bicicleta será composta por três provas, duas em circuito e uma etapa em linha, numa quilometragem total de 171 km.

A competição contará com 76 atletas federados inscritos, sendo que 11 participantes são provenientes de fora da Região. A prova irá percorrer cinco municípios passando na sexta-feira na Calheta, no sábado pelo Funchal, e no domingo pelo Porto Moniz, São Vicente e Santana.

O Vereador recordou ainda que o Município do Funchal, na passada semana, recebeu a mais alta distinção da comissão europeia na área da mobilidade “e importa ressalvar que este prémio é também de todos os que promovem o ciclismo amador e federado”, elogiando, por fim, “a Associação de Ciclismo da Madeira que assume aqui um papel fundamental ao divulgar o ciclismo e o uso da bicicleta como uma forma de nos movimentarmos. Vivemos hoje uma mudança estrutural na nossa sociedade e trabalhamos para que este meio de transporte venha, cada vez mais, a fazer parte do nosso dia-a-dia, com novas políticas de mobilidade numa cidade que precisa de cada vez menos de carros e de mais exercício e actividade física”.

Já David Gomes, Director Regional do Desporto, que marcou presença neste evento em representação do Governo Regional da Madeira, destacou o facto de não obstante todos os constrangimentos provocados pela pandemia, o Governo Regional tem progressivamente criado todas as condições para que faça a retoma das actividades desportivas, da prática desportiva na Região. Este responsável salientou que "têm sido criadas pelo Governo condições de segurança que permite nesta altura a prática das mais diversas actividades e eventos onde se insere neste particular a realização desta prova promovida pela Associação de Ciclismo da Madeira".

Num segundo e último ponto da sua intervenção, o Director Regional de Desporto, lamentou o facto da Associação de Ciclismo da Madeira nesta conferência de imprensa não dar a devida visibilidade e reconhecimento ao Governo Regional da Madeira entidade que através da Direção Regional de Desporto assume-se como o principal parceiro na realização deste evento bem como de um conjunto de outras actividades do calendário da Associação.

Fechar Menu