Coronavírus Madeira

Médico do SESARAM não teve actividade clínica depois de saber que estava infectado

Não é sabido onde e quando o médico foi infectado

None

O profissional esteve fora da Madeira por um período inferior à média de referência para testar positivo

O médico do SESARAM, que está infectado com o novo coronavírus, não desenvolveu a sua actividade profissional depois de saber que estava infectado.

O profissional em causa ausentou-se da Região, por motivos pessoais, entre sexta-feira da semana passada e a segunda-feira da semana em curso.

À chegada à Região, fez o teste para Covid-19. Na terça-feira, de manhã, quando se preparava para ir para o trabalho, recebeu a informação do resultado positivo do teste e, de imediato, ficou em isolamento em casa. Ontem repetiu o teste, que voltou a dar positivo.

No entanto, subsiste a dúvida sobre onde e quando é que o médico foi infectado.

O teste, que o médico realizou no aeroporto, foi antes do período médio de referência para dar positivo, contado desde o início da infecção. O tempo médio, de acordo com estudos recentes (Sciences Advances) é de cinco dias, ainda que possa ser inferior ou bem superior (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças – ECDC – 2 a 14 dias; média 5 dias). Por essa razão é colocada como válida a hipótese de o médico poder estar infectado antes da viagem ao continente, do último fim-de-semana.

Foi nessa altura, antes da viagem, numa fase em que não se sabe se estava ou não infectado, que o médico contactou com dezenas de pessoas, entre profissionais de saúde utentes dos serviços público e privado. Trata-se de um médico que fez urgências, esteve no Bloco Operatório, realizou consultas, seguiu doentes em enfermarias e desenvolveu trabalho nos dois sectores referidos.

Durante esta tarde, foi encerrada uma das salas do Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça que estava destinada ao médico que se encontra infectado.

O IASAÚDE já emitiu um comunicado sobre o assunto e promete mais informação para esta tarde.

Fechar Menu