Madeira

Novo campo de Câmara de Lobos obriga a construir ramal de acesso à via expresso

Implica também a expropriação de 5.780 m2 de terrenos de bananeiras

None

A construção do novo campo de futebol de Câmara de Lobos vai implicar criar nova acessibilidade, que deverá passar pela construção de um ramal – ou dois, um em cada sentido – de acesso à via expresso Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos, admitiu hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, durante a apresentação pública do projecto que o DIÁRIO avançou em primeira mão na edição de ontem.

O chefe do executivo madeirense prometeu “melhorar o acesso” avançando que o mesmo será feito “a partir da via rápida” e assim também “melhorar o acesso à (pouca) população” residente no Ribeiro Real – parte Poente da VE.

Contudo, admitiu não saber ainda se o acesso à via expresso será possível concretizar em ambos os sentidos. Uma situação a estudar pelos técnicos de modo a também garantir a segurança na circulação na inclinada via expresso para que não haja “pastilhões”, disse em ‘bom madeirense”, para risada geral dos presentes.

O novo equipamento desportivo, projectado para uma área a rondar os 5.600 m2, abrange parte de terrenos expropriados por ocasião da construção da via expresso, mas necessariamente – cerca de metade do campo – vai implicar expropriar terrenos de bananeiras naquilo que Albuquerque disse ser “apenas uns terrenos limites de bananeiras”.

Nesta apresentação, que contou com as presenças do secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, e do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, Albuquerque justificou o investimento há muito reclamado pelos câmara-lobenses como sendo “uma necessidade imperativa” do concelho. Em causa a sobrelotação do actual campo municipal – Estádio do Carmo – que só no futebol, cinco clubes movimentam “625 atletas mais as escolas de formação”, apontou

Novo campo de futebol de Câmara de Lobos vai custar 5 milhões de euros

Revelação feita esta terça-feira por Miguel Albuquerque, que aproveitou para esclarecer que deu negativo o seu segundo teste à covid-19

Orlando Drumond , 06 Outubro 2020 - 16:26

Já a localização do futuro campo foi justificada não apenas por “parte substancial” da área necessária já estar expropriada, mas também por ser uma “zona fácil de construir”.

Obra que é para avançar em 2021, mas não arriscou avançar com estimativa para a sua conclusão. Apenas esclareceu que a estimativa de custo global “é de 5 milhões de euros” e que um quinto deste valor será inscrito no próximo orçamento para “lançar o concurso e iniciar a obra” plurianual.  

“Neste momento está tudo pronto para inscrevermos já esta obra no próximo orçamento”.

Dinheiro que Albuquerque entende ser “muito bem investido, porque vai proporcionar no futuro uma melhor capacidade de resposta na formação desportiva dos jovens do concelho”, e mais ainda por ter em conta que os câmara-lobenses são “população que felizmente pratica desporto”.

De resto, mostrou-se convencido que investir numa infra-estrutura desportiva na actual conjuntura não será motivo de incompreensão por parte da população. Alega os “efeitos multiplicadores na economia, a curto prazo, e também efeitos muito benéficos na saúde e na formação desportiva integral dos jovens”, destacou.

Fechar Menu