5 Sentidos

Colectiva 'Vizinhas com Super Poderes' inaugura na Galeria Marca de Água

A inauguração acontece, no próximo próximo dia 15 de Outubro, pelas 18h30

None

No próximo próximo dia 15 de Outubro, pelas 18h30, será inaugurada, na Galeria Marca de Água, uma exposição alusiva ao livro 'Vizinhas com Super Poderes', integrada na programação da Semana Municipal da Igualdade.

A iniciativa é coordenada pelas investigadoras e professoras universitárias Luísa Antunes Paolinelli e Cristina Trindade. A programação da galeria tem a direcção artística a cargo da historiadora de arte, Raquel Fraga e a curadoria a cargo de Diogo Goes, professor do ensino superior.

O livro e a exposição reúnem histórias dedicadas às crianças sobre a vida de ilustres mulheres, nomeadamente Amélia Augusta Azevedo, Ana Teresa Pereira, Constança Rodrigues, Cristina da Cunha, Eugénia Rego Pereira, Fátima Lopes, Filipa Nunes, Fu Yu, Guida Vieira, Guiomar Sá de Vilhena, Helena Maria Pestana, Joana Falcoa, Joana Silva, Joana de Menezes e Macedo, Josefina Amélia Perestrelo, Lourdes de Castro, Maria de Bettencourt, Maria do Carmo Rodrigues, Maria Lucinda Andrade, Mariana Pimenta, Luísa Grande Lomelino de Freitas, Madre Mary Jane Wilson, Manuela Aranha, Maria Celina Sauvayre da Câmara, Maria da Ascensão Teixeira, Maria Helena Jervis, Maria Margarida Silva, Maria Aurora, Maria Mendonça, Mariazinha Padeira, Martha Telles, Mayra Santos, Oksana Kerekesh, Nini Andrade, Sandra Godinho, Susana Gomes, Vanessa Henriques e Viscondessa das Nogueiras e Matilde Isabel Bettencourt.

'Vizinhas com Super poderes' é o título que dá nome à exposição colectiva que será apresentada na Marca de Água. A exposição de ilustração alude ao livro que dá nome à mostra.

Publicado pelas 'Edições Esgotadas', conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, do Instituto Padre Manuel Antunes, da Adegi, da Clepul e da Universidade da Madeira.

O livro reúne textos de seis autores, que escrevem a respeito de 38 figuras femininas ligadas ao arquipélago da Madeira, mas reconhecidas mundialmente. O trabalho é enriquecido com ilustrações assinadas por cerca de duas dezenas de artistas plásticos. Esta é uma obra que traz ao público, mulheres que se destacaram e destacam no seio da insularidade madeirense e se internacionalizaram.

A obra reúne textos de seis investigadores, Cristina Trindade, Luísa Paolinelli, Laureano Ascensão de Macedo, Thierry Santos, Paulo Santos Perneta, Mário Fortes. A publicação conta ainda com ilustrações de destacados artistas plásticos, a saber, Ana Isabel Portugal, Ana Margarida Carvalho, Fátima Spínola, Carina Mendonça, Carla Cabral, Catarina Silva, Claudia Welsh, Cristina Perneta, Dina Pimenta, Diogo Goes, Fernanda Correia, Gonçalo Ferreira de Gouveia, Luísa Spínola, Martina Cuonz, Natalie Afonseca, Paulo Ladeira, Rita Rodrigues, Teresa Freitas Brazão e Violante Saramago Matos.

Raquel Fraga, directora artística da Galeria Marca de Água, agradece à organização pela “disponibilidade em integrarem a programação da galeria, tendo em vista a sensibilização para o reconhecimento da importância da arte e da história, na nossa sociedade contemporânea”. Defendendo que, "é tarefa da arte contemporânea actuar na comunidade em que se insere, nomeadamente apostando nos artista regionais".

A exposição dedicada às mulheres madeirenses ficará patente até 12 de Novembro.

Fechar Menu