Desporto

Circuito Santa Maria Maior teve resultados anulados

Prova de atletismo teve lugar no passado sábado

Foto Tiago Sousa
Foto Tiago Sousa

Verificou-se um engano no percurso por parte do batedor da prova, que levou a que um conjunto de atletas, involuntariamente, tenha cortado caminho relativamente ao percurso que estava estabelecido.

O Circuito Santa Maria Maior em atletismo de estrada, realizado no passado sábado veio a ver os seus resultados anulados, devido a um acto involuntário por parte de um batedor que acabou por cortar caminho relativamente ao percurso que estava estabelecido.

Numa nota publicada no site da internet da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM), a organização lamenta profundamente o que aconteceu durante a prova do Circuito do Núcleo Histórico de Santa Maria Maior.

"Verificou-se um engano no percurso por parte do batedor da prova, que levou a que um conjunto de atletas, que não nos é possível identificar com absoluto rigor, tenha seguido o batedor e, involuntariamente, cortado caminho relativamente ao percurso que estava estabelecido", pode ler-se em primeiro lugar no comunicado.

"Este tipo de enganos deve ser evitado e a AARAM penaliza-se porque tal tenha acontecido. Não é, no entanto, possível neste tipo de provas ter um juiz em cada esquina. Seria financeiramente incomportável e os nossos recursos humanos não são infinitos. Contamos sempre com a habitual colaboração dos participantes, no sentido de que conheçam e respeitem os percursos e confiamos na boa prestação dos batedores. Infelizmente, os erros acontecem.

Foi inicialmente tomada uma decisão provisória que tentava, de algum modo, corrigir a situação sem prejuízo para os atletas. No entanto, com mais aprofundado conhecimento dos factos, verifica-se que não existem condições para efectuar uma correcção aos resultados com um rigor aceitável, pelo que foi tomada a decisão de ANULAR as classificações desta prova", acrescenta ainda o comunicado.

No final a AARAM adianta ainda que "tem o maior respeito pelo esforço de todos os atletas que participam nas provas do Madeira a Correr e é sabido que vários atletas contavam com a pontuação nesta prova para a classificação no circuito do Madeira a Correr. Tendo isso em consideração, foi decidido atribuir a todos os atletas que participaram nesta prova uma pontuação que corresponde à média da sua própria participação nas suas 7 melhores provas anteriores".

"Esta pontuação não corresponde a uma classificação da prova, nem pode ser considerada como tal. Destina-se exclusivamente para efeitos do Madeira a Correr e reflete a participação anterior de cada atleta.

Sabemos que não é a solução ideal, mas é a solução possível para atenuar o prejuízo e, de algum modo, compensar o esforço dos que participaram.

A AARAM lamenta o sucedido e irá continuar a tentar melhorar as suas organizações", concluiu o comunicado da AARAM.

Fechar Menu