Madeira

Quase nem notará a subida dos preços dos combustíveis

A 'gasolina 95' e o 'gasóleo simples' sofrem alterações de milésimas esta semana

O gasóleo custa mais um cêntimo por litro e a gasolina 95 custa mais 2 cêntimos. 
O gasóleo custa mais um cêntimo por litro e a gasolina 95 custa mais 2 cêntimos. , Foto Shutterstock

Os preços dos combustíveis, que são afixados administrativamente pelo Governo Regional da Madeira, sofreram ligeiras alterações nesta semana, com o 'gasóleo colorido' a manter o mesmo valor da semana passada, enquanto os dois combustíveis mais usados pelos madeirenses sobem mas quase não dará por isso.

Assim, até domingo, a gasolina super sem chumbo de 95 octanas custava 1,367 euros, enquanto que o gasóleo rodoviário (ou simples) estava nos 1,098 euro e, ainda, o gasóleo colorido e marcado, usado na agricultura e pescas, estava nos 0,610 euros e assim permanecerá mais uma semana.

Desde esta noite - o preço muda quase sempre à meia-noite aos domingos - até ao próximo fim-de-semana que termina 18 de Outubro, a 'gasolina 95' passará a custar 1,369 euros e o 'gasóleo simples' fixa-se nos 1,099 euros.

Significa uma alteração quase imperceptível de 0,002 € ou 0,2 cêntimos de euro para a gasolina e 0,001 € ou 0,1 cêntimos de euro para o gasóleo, sendo estes os dois combustíveis mais usados na Madeira.

No entanto, se for atestar a sua viatura esta semana, suponhamos, com 20 litros, a semana passada pagaria 21,96 euros e esta semana custar-lhe-á 21,98 euros. Ou seja, mais 20 cêntimos no caso do gasóleo, mas se fosse a gasolina os mesmos 20 litros custar-lhe-iam até domingo 27,34 euros, e durante esta semana pagará 27,38 euros, mais 40 cêntimos.

Se o seu carro atesta 50 litros, significa mais um euro por gasolina e mais 50 cêntimos por gasóleo.

Para se ter uma ideia, no 1.º semestre deste ano atípico foram vendidas na Madeira "41,5 milhões de litros de gasóleo, -20,5% do que no período homólogo", enquanto que o gasóleo de 95 octanas "apresentou uma diminuição homóloga de 29,2%" para um total de 11,2 milhões de litros. Refira-se que o terceiro combustível mais usado, o gasóleo de 98 octanas (que não é controlado administrativamente) introduzido nos automóveis madeirenses nesse período foi de apenas 3,9 milhões de litros. No 'ranking' segue-se o gasóleo colorido, que até metade de 2020 gerou consumos de 1,08 milhões de litros.

Tendo em conta o quadro anterior, os madeirenses já terão pago mais de 49 milhões de euros para atestar o carro com 'gasóleo simples' e mais de 15,5 milhões de euros para consumir a 'gasolina 95'. Isto tendo em conta os preços médios dos dois combustíveis na metade do ano e o consumo já realizado no mesmo período. 

Desde 1 de Agosto de 2008 que a Madeira fixa os preços dos três combustíveis referidos, decisão que na altura se deveu à volatilidade que os preços dos mesmos atingiam, tendo o Governo Regional de então decidido acabar com a liberalização dos preços tal como ocorre ainda hoje no continente português. Passaram-se 12 anos, dois meses e dois dias.

Depois da manchete do DIÁRIO no dia anterior, na edição do dia 1 de Agosto os preços dos três combustíveis estavam em 1,443 euros por litro para a 'gasolina 95', em 1,345 euros por litro para o gasóleo rodoviário e 0,985 euros por litro para o 'gasóleo colorido'.

Refira-se ainda que devido à pandemia, aquela que é uma das principais fontes de receita dos cofres regionais - a quarta em termos de impostos directos e indirectos, atrás do IVA, IRS e IRC - sofreu uma diminuição significativa. Inicialmente o Governo Regional previa arrecadar em 2020 mais de 63,5 milhões de euros com o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), mas já no Orçamento Suplementar a previsão de receita baixou mais de 11 milhões de euros, para cerca de 52,4 milhões de euros.

Fechar Menu