Boa Vida

Descubra o parque de merendas e lazer dos Lamaceiros

‘Hora da Boa Vida’ vai hoje até ao Porto Moniz assinalar os 15 anos deste espaço

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

Dotado de espaços para estacionamento, instalações sanitárias e um miradouro com vista sobre a Ribeira da Janela e parte da Costa Norte, o parque de merendas e lazer dos Lamaceiros, no concelho do Porto Moniz, dispõe também de uma vasta área verde e de três zonas cobertas para churrasco apoiadas por mesas e bancos, naquele que é um ambiente perfeito para piqueniques.

Outra das particularidades deste parque assenta num moinho de trigo, construído por solicitação da população local e que está à disposição dos agricultores para fazerem farinha, curiosamente, o apelido do autarca que inaugurou a empreitada em Agosto de 2004, Gabriel Farinha.

O espaço é muito concorrido para convívios, especialmente em feriados e fins-de-semana, por familiares, amigos e conhecidos, mas há ainda uma considerável percentagem de madeirenses que não conhecem esta zona algo recôndita.

Poder fazer uma levada, mas comece a caminhar bem cedo

A Levada da Ribeira da Janela inicia mesmo ali ao lado do parque. Ao longo dos seus 13 quilómetros de extensão, o trilho conduz os caminhantes para o interior único deste vale e só pára na madre da Ribeira da Janela. Entre ida e volta, o percurso leva cerca de oito horas a ser efectuado.

Para além disso, é por via desta levada que a central hidroeléctrica da Ribeira da Janela utiliza as águas conduzidas pelo canal até uma câmara de acumulação localizada no sítio dos Lamaceiros, sobranceira à foz da ribeira, à cota de cerca de 410 metros.