Mundo

Caracas recebe reunião de ministros do Movimento dos Não-Alinhados

Foto EPA
Foto EPA

Representantes de mais de 120 delegações chegaram hoje à Venezuela para participar na reunião de ministros de Relações Exteriores e de membros do Movimento dos Não-Alinhados, que terá lugar em Caracas.

A reunião, que decorrerá entre 20 e 21 de julho, serve de preparação para a XVIII Cimeira do Movimento, prevista para outubro no Azerbaijão.

Segundo fonte da organização, o tema principal é a “Promoção e Consolidação da Paz, através do Respeito pelo Direito Internacional” e na reunião de Caracas deverão ainda estar presentes observadores de vários países.

No centro do debate estará também o fortalecimento da segurança internacional e a autodeterminação dos povos, e a condenação da ingerência internacional em vários países, designadamente a própria Venezuela.

O bloqueio norte-americano contra Cuba, o reforço da solidariedade com a causa palestiniana e com a luta de vários povos da África, Ásia e América Latina, vão igualmente ser debatidas.

Durante os dois dias de trabalhos os participantes vão analisar os acordos que deverão ser assinados em outubro, altura em que a Venezuela entregará a presidência do Movimento dos Não-Alinhados ao Azerbaijão.

Segundo o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, o Movimento vai “olhar para o futuro, na perspetiva de garantir a paz e a segurança através do multilateralismo”.