Mundo

Autoridades anunciam surto de cólera no Norte de Moçambique após ciclones

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Um surto de cólera eclodiu no Norte de Moçambique, uma semana depois da passagem do ciclone Kenneth, e numa região onde a doença é frequente na época das chuvas, anunciaram as autoridades.

No total, 14 casos foram detectados na província de Cabo Delgado: 11 na capital provincial, Pemba, e três no distrito de Mecúfi, anunciou Anastácia Lidimba, directora provincial de Saúde na quinta-feira.

Os dois locais não foram directamente atingidos pelo ciclone, mas foram dos que mais sofreram com as chuvas intensas e as inundações que se seguiram, sendo que a cólera (uma doença tratável) se propaga através de água e alimentos contaminados.

As autoridades já tinham anunciado na segunda-feira a reabertura do centro de tratamento de cólera, recinto habitualmente instalado no pátio central do Hospital de Pemba, antecipando o eclodir de um surto.

Foi também anunciado que estavam a decorrer contactos com parceiros para iniciar uma campanha de vacinação a administrar nos distritos de Pemba, Mecúfi, Ibo Quissanga e Macomia.

O surto de cólera que surgiu após o ciclone Idai, em março, no centro do país, infectou cerca de 4 mil pessoas e provocou oito mortes, sendo que uma campanha de vacinação imunizou 900 mil pessoas.

O ciclone Kenneth foi o primeiro a atingir o norte de Moçambique, a 24 de Abril, e foi classificado com um grau de destruição de categoria quatro (numa escala de um a cinco, do mais fraco ao mais forte).

A tempestade matou 41 pessoas, segundo o levantamento provisório das autoridades, e afectou cerca de 166 mil pessoas.

Moçambique foi pela primeira vez atingido por dois ciclones na mesma época chuvosa (de Novembro a Abril), depois de o ciclone Idai, de categoria três, ter provocado 603 mortos.