Madeira

Jorge Carvalho propõe “avaliação rigorosa do sistema educativo da Madeira”

None

O Secretário Regional de Educação desfez hoje “três equívocos recorrentes sobre a situação da Educação na Região”, propondo uma “avaliação rigorosa do sistema educativo da Madeira”.

Numa conferência proferida hoje sobre ‘O Estado da Educação na Madeira’, promovida pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (UMa), Jorge Carvalho referiu-se às percepções incorrectas sobre o abandono escolar, o rendimento dos alunos e o número de licenciados.

Começou por distinguir “abandono escolar e abandono escolar precoce de educação e formação”, tendo apresentado dados e indicadores estatísticos que demonstram que “o primeiro é residual a nível nacional e regional, e que o segundo atingiu, na Região, o valor mais baixo de sempre (17,3%) a 5,5 pontos percentuais do valor nacional (11,8%). Em 1998, essa distância era de 7,5 pontos percentuais, o que indica que a velocidade de decréscimo da taxa foi maior na Região”, sublinhou.

Quanto ao equívoco relacionado com o rendimento escolar, apresentou dados que evidenciaram a “melhoria significativa tanto da taxa de retenção e desistência no Ensino Básico, como da taxa de transição e conclusão no Ensino Secundário”. Dados que sustentaram a afirmação de haver uma “melhoria contínua do aproveitamento dos alunos e uma convergência com os mesmos a nível nacional”

Jorge Carvalho apresentou ainda dados que demonstram que a Região tem uma “percentagem de licenciados, no grupo etário 30-34 anos, ligeiramente superior à nacional (33,8 / 33,5)”, o que não se verifica no grupo etário 25-64 anos, em que a percentagem nacional é superior à regional (25,0 / 21,2), tendo destacado a convergência com os dados referentes ao país.

A finalizar a sua intervenção, o Secretário Regional de Educação apontou como perspectivas de desenvolvimento do sistema educativo regional “o aprofundamento das potencialidades decorrentes da Autonomia” e “a convergência com os indicadores nacionais e as metas europeias”.