5 Sentidos

‘Sons da Adega’ promovem o concerto ‘Sarau Europeu’ com o grupo Dolcemente

None

Na próxima sexta-feira (5 de Abril), pelas 21 horas, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) recebe um concerto do grupo Dolcemente. O espectáculo integra o ciclo ‘Sons da Adega’, uma parceria entre a Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia e o IVBAM.

Este concerto, subordinado ao tema ‘Sarau Europeu’, apresentará ao público um repertório musical dos séculos XVI e XVIII, sendo intenção do Dolcemente levar os ouvintes a viajar por vários países da Europa, designadamente Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha, e vivenciar diversos ambientes de convívio da época, tais como bailes, recitais ou momentos de partilha entre o povo.

Serão apresentadas obras de diversos cancioneiros tradicionais (Dowland, Marais, Castello e Fasch) e conta com a participação especial do tenor Fábio Ferro, na qualidade de artista convidado.

Dolcemente é um grupo composto por professores das Atividades Artísticas Extraescolares (AAEE) da DSEAM, nomeadamente Sara Faria (Flautas de Bisel), Teresa Leão (Bandolim), Iryna Bandura (Violoncelo) e José António Silva (Guitarra). A escolha da designação para o grupo assenta nas características tímbricas e na delicadeza do som dos instrumentos envolvidos.

Criado em 2008, dedica-se quase em exclusivo à interpretação de música de câmara antiga, ou seja, dos períodos medievais ao barroco. Dada a sua constituição instrumental atípica, o grupo adapta todas as músicas escolhidas e cada elemento, além de acompanhador, assume também o papel de solista, o que resulta numa sonoridade única com características originais.

Antes do concerto haverá espaço para prova de vinhos, que dará a conhecer ao público os seus aromas e história.