Dia do Empresário Madeirense conduzido pelo jornalista Júlio Magalhães
Este ano o tema do Dia do Empresário Madeirense, que será assinalado a 21 de Maio, é ‘A Liderança Empresarial na 4º Revolução Industrial’. O debate alusivo ao tema será, mais uma vez, conduzido pelo jornalista Júlio Magalhães, Director do Porto Canal.
Este dia dedicado a todos os empresários da Região e da diáspora terá início pelas 14h30, com uma sessão comemorativa, no Centro de Congressos da Madeira, presidida pelo presidente do Governo Regional e com o alto patrocínio do Presidente da República.
Este ano serão homenageados durante a sessão os empresários Michael Blandy, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Blandy, José Nelson Abreu, administrador da J. Nelson Abreu e o empresário Manny Ferreirinha, emigrante na África do Sul, administrador de uma empresa de Segurança com mais de mil profissionais, bem como de uma empresa na área da construção civil que emprega também mais de mil colaboradores, sendo ainda o responsável pela realização da maior Feira de comércio e indústria da África do Sul.
Este evento terá a participação dos seguintes oradores:
Paulo Peereboom
Paulo Peereboom assumiu no início deste ano a função de Chief Executive Office da Makro Nehterland.
O novo CEO da Makro Netherland começou por estudar Gestão de Empresas na Universidade de Roterdão e hoje conta com cerca de vinte anos de experiência, tendo passado por vários países e cargos internacionais. A sua carreira passou pela área do retalho, nas empresas Grupo Jerónimo Martins e Mars, em Portugal, mas também pela Pick ‘n Pay, na África do Sul, onde foi membro da comissão executiva durante quatro anos. Trabalhou também no Grupo Ahold Royal, como responsável pelo desenvolvimento de negócios e aquisições, na Rimi, como Diretor de Logística e Distribuição e como Diretor Geral e no ICA como Diretor Comercial.
António Bandeira
António Bandeira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, com formação de gestão na Universidade Católica, AESE e Insead (França).
Desde sempre ligado às áreas de sistemas de informação da Banca, está no Millennium bcp há 30 anos, onde desempenhou funções de liderança em várias áreas e projetos de IT, Canais Digitais e Operações, em Portugal e no estrangeiro, sendo atualmente o responsável pelo Digital Transformation Office, estrutura que promove a transformação digital do banco. É também Administrador do ActivoBank, o banco digital líder em Portugal .
António Brochado Correia
António Brochado Correia é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com formação complementar no INSEAD. É Sócio de Auditoria desde 2003 e Revisor Oficial de Contas desde 1999.
Foi responsável pela Comissão Técnica da Responsabilidade Social Empresarial da Ordem dos Revisores Oficias de Contas entre 2007 e 2011 e representante Português na Fédération des Experts Européennes em Bruxelas para os temas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa entre 2008 e 2011.
Foi responsável pela Consultoria de Gestão entre 2005 a 2012, tendo liderado o departamento de Consultoria em Portugal entre 2011 e 2013.
Duarte Miguel Freitas
Duarte Miguel Freitas fundou a Antúrio em 2009 e desde essa altura que dita o destino da empresa. Com uma formação técnica em Engenharia de Software e Computação, pelo Instituto Superior Técnico, cedo considerou que era útil ter novos e mais conhecimentos, o que o levou a tirar um Master em Ciência de Computação, na mesma instituição. Logo de seguida, concluiu um MBA em Administração de Empresas, na Universidade Católica Portuguesa. Estes conhecimentos foram aplicados ao longo do seu percurso profissional, primeiro como Project Manager na Siemens, depois como Programe Manager na Nokia, e agora na Antúrio.