Cria de lobo-marinho atrai olhares curiosos no Porto Santo

Vídeo mostra afluência de banhistas próximos da zona de segurança onde se encontra o animal

É a nova atracção da praia do Porto Santo! A cria de lobo-marinho, que está desde o dia 10 deste mês no areal da Ilha Dourada, continua a despertar a curiosidade dos banhistas, conforme mostra o vídeo.

O primeiro avistamento aconteceu na quarta-feira, dia 10 quando, para surpresa de muitos, apareceu na praia da ilha do Porto Santo e até hoje não saiu do mesmo sítio. O comportamento do animal tem sido regular: desaparece de noite para ir caçar e alimentar-se, voltando depois pela manhã para descansar no areal.

Esta presença obrigou o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) a construir uma zona de segurança para o animal que neste momento é vigiado por quatro vigilantes da natureza para além de já ter sido observada tanto por uma veterinária como pela bióloga que pertence aos quadros do IFCN.

Entretanto, o presidente do IIFCN, Paulo Oliveira, reconhece a situação pouco usual não é ideal para o bem-estar do animal e equaciona, caso a cria não vá a expensas próprias de volta às ilhas Desertas, ser o próprio IFCN a transportá-la para o seu habitat.