A importância de uma exposição

No Museu de História Natural do Funchal, nos seus 85 anos de existência, está patente ao público uma exposição, de grande nível e importante, dedicada a Günther Edmundo Mail, que muito contribuio para a divulgação do grande património natural, das Ilhas do Arquipélago da Madeira. Foi o primeiro diretor do museu, tendo um madeirense, como seu auxiliar, o Doutor Adolfo Noronha, que o sucedeu, posteriormente, como segundo diretor.

Conheci-os em 1949, quando os primeiros Boletins foram Impressos na gráfica, Tipografia Andrade, quando às oficinas estavam instaladas na Rua da Carreira, em frente à Capela de São Paulo, freguesia de São Pedro, Funchal.

Duas grandes personalidades: cultos, educados, investigadores e humildes.

Em 1962, os Engenheiros; Campos de Andrada e Rui Vieira, pessoas com os atributos de humanidade como as de: Günther Mail e Adolfo Noronha, deram continuidade ao enriquecimento do Museu Municipal; em aves terrestre e marinho e da fauna marítima.

Presentemente, o Doutor Manuel Biscoito e a Doutora Mafalda Freitas, com outros seus colaboradores, dão continuidade ao seu enriquecimento, mas, com novos apetrechos de investigação e captura da vida marinha.

É uma exposição digna de ser divulgada. É uma oportunidade das professoras e os professores, levarem os seus alunos a visitarem O Museu Municipal do Funchal, na Rua da Mouraria, São Pedro - Funchal.

José Fagundes