Mundo

Polícia dispara munição real para dispersar manifestantes no Iraque

FOTO Reuters
FOTO Reuters

As forças de segurança iraquianas dispararam hoje munição real para dispersar novas manifestações em dois bairros de Bagdad, no Iraque, enquanto o Presidente, Barham Ahmed Salih, pedia moderação após a morte de dois manifestantes na terça-feira.

A intervenção das forças de segurança ocorreu em manifestações nos bairros de Al-Shaab, no norte de Bagdad, e Zaafaraniya, no sul da capital, disse um jornalista da agência de notícias AFP.

As forças de segurança e a polícia antimotim foram fortemente posicionadas na capital iraquiana e fecharam todas as estradas que levam a uma grande praça central, que viu confrontos violentos entre manifestantes e polícia na terça-feira.

Duas pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas depois de as forças de segurança abrirem fogo com munição real, balas de borracha e gás lacrimogéneo contra manifestantes antigovernamentais na noite de terça-feira.

Hoje, funcionários municipais iraquianos estavam a limpar a praça Tahrir, lavando as ruas com água enquanto máquinas removiam detritos.

As forças de segurança estão fortemente posicionadas na área, com veículos blindados, veículos da polícia e dezenas de agentes de segurança foram deslocados para as ruas laterais.

Uma ponte que leva da praça Tahrir à Zona Verde - sede de escritórios do Governo e embaixadas estrangeiras - foi fechada hoje de manhã.