Madeira

Novo dia frio e nublado na Madeira

No continente, o frio colocou em aviso amarelo 14 dos 18 distritos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os dias frios vieram para ficar, pelo menos até à próxima semana e continuam a marcar também hoje o tempo na Madeira, com mínima novamente de 14ºC no Funchal e máxima de 19. Esta quarta-feira será um dia com períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante Leste, previsão que se estende à região do Funchal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma pequena descida da temperatura mínima no arquipélago, com o Porto Santo, Santana, Ponta do Pargo e Câmara de Lobos a registarem 12ºC, Ponta do Sol 13ºC, Caniçal, Machico e Santa Cruz 14ºC, Porto Moniz 15ºC. São Vicente e Santo da serra são os locais mais frios, com 9ºC e 7ºC graus respectivamente. As máximas na Madeira vão variar entre os 16ºC e os 19ºC.

A 19ºC está também a água do mar, que hoje se apresenta na costa Norte com ondas de Noroeste com 1 a 1,5 metros, passando gradualmente a ondas de Norte. Na costa Sul as ondas são de Sudoeste inferiores a 1 metro.

Dos 18 distritos do continente, apenas quatro não estão com aviso amarelo devido ao tempo frio que se faz sentir. Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real, com a maior parte com temperaturas mínimas entre os 2ºC e os 5ºC. A zona mais fria é Bragança, com -2. Em Lisboa a mínima prevista é de 5ºC, no Porto de 7ºC.

Devido ao tempo frio, os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão funcionar com horários alargados durante a semana e fim-de-semana. É esperada “maior pressão e afluência de utentes devido ao frio” nas urgências hospitalares, foi anunciado na terça-feira.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) adiantou que vão estar em “horário alargado durante a semana” 29 centros de saúde, “ao sábado 45 e ao domingo 34, tendo em conta a esperada afluência neste período de Inverno”.

A ARSLVT “reforça que aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), através do número 808 24 24 24”.

Com o reforço dos horários, a ARSLVT “dá assim continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos seus 3,6 milhões de utentes”, referindo que “a missão da instituição passa por garantir, à população da região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde”.