Madeira

Pedro Calado defende actualização dos apoios do Turismo de Portugal à Madeira

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O vice-presidente do Governo Regional afirmou que os apoios do Instituto de Turismo de Portugal para a Região devem ser actualizados. Para Pedro Calado, que discursava na Convenção Anual da Associação das Agências de Viagens Francesas, convinha que o valor fosse revisto, uma vez que os dois milhões de euros anuais já não são revistos há mais de três anos e “promover a Madeira é promover Portugal”.

Numa sala do hotel Vida Mar, no Funchal em que se reuniram 400 agentes de viagens franceses, o vice-presidente do executivo madeirense realçou que os laços de Portugal com a França “são de longa data, não apenas no seio da União Europeia, onde os arquipélagos ultraperiféricos dos dois países estão representados e têm muitos interesses comuns, mas também através da nossa comunidade”.

De acordo com Pedro Calado, “a comunidade portuguesa em França é a mais numerosa das comunidades portuguesas na Europa e uma das principais comunidades estrangeiras estabelecidas nesse país, rondando um milhão de pessoas, dos quais, alguns milhares de madeirenses”. No sentido inverso, “a Madeira também tem acolhido alguns cidadãos franceses, estimando-se que haja aqui uma comunidade próxima das 250 pessoas”.

Além deste aspeto, acrescentou ainda Pedro Calado, “a França é, para nós, um mercado de extrema importância e que gostaríamos de potenciar ainda mais para o futuro. Por isso, deixo-vos aqui o repto para que, através de vós, possam também vir muitos mais turistas franceses à Madeira e ao Porto Santo”.

Segundo os dados relativos a 2017, a França, segundo Pedro Calado, “foi o terceiro maior mercado emissor de turistas, próximo dos 120 mil, o que corresponderá a uma percentagem de 12,1% de turistas estrangeiros a visitar a Madeira e o Porto Santo, logo depois do Reino Unido e da Alemanha”.

Na ocasião, Pedro Calado felicitou “o trabalho desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, em especial pela Engenheira Paula Cabaço e por toda a sua equipe, onde destaco a Associação de Promoção da Madeira, pelo empenho que tem demonstrado, pelo trabalho meritório que desenvolveu e pelo seu contributo para que este evento decorresse na Madeira”.

Além disso, destacou também “a participação da Associação de Promoção da Madeira, através dos seus associados, neste evento, com um momento de “networking” que se materializará, amanhã, com a realização de um workshop envolvendo participantes neste encontro”.

Ciente do esforço que é necessário fazer, o Governo Regional da Madeira, disse, “tem vindo a reforçar o investimento na promoção deste destino insular, concretamente, através do reforço das transferências para o orçamento da Associação de Promoção da Madeira, com mais um milhão de euros para este ano. Um esforço financeiro importante, numa altura em que a concorrência aumenta no mercado, particularmente, de destinos da Bacia do Mediterrâneo e do Norte de África”.