Madeira

PS defende que Governo Regional deve apoiar compra de manuais escolares

None

A exemplo daquilo que acontece a nível nacional, o PS-Madeira defende que o Governo Regional deve apoiar as famílias na compra dos manuais escolares dos seus filhos. Victor Freitas foi o porta-voz do grupo parlamentar socialista, que esta manhã esteve na Ribeira Brava, no âmbito das jornadas parlamentares, tendo realizado uma visita à empresa ACIN e reunido com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

“Infelizmente, o Governo Regional da Madeira não segue os bons exemplos do Governo da República nesta matéria e, hoje, as autarquias estão a substituir-se àquilo que é uma responsabilidade e competência do Governo”, disse o deputado, referindo-se ao apoio à aquisição de manuais escolares.

Tal como afirmou, “são as autarquias a arcar com os custos financeiros”, uma vez que “o Governo Regional, infelizmente, apesar de continuar todos os dias a fazer juras ao amor que tem pela educação, na prática depois não assume as suas competências por inteiro e não ajuda as famílias nos custos que têm com a educação dos seus filhos em matéria de livros escolares”.

“Nós entendemos que, num futuro próximo, esta situação deve ser invertida, ou por este Governo actualmente em funções, ou pelo novo Governo que sairá das eleições de 2019”, afirmou ainda o líder parlamentar do PS-M.

Por outro lado, no que concerne à visita à ACIN, Victor Freitas teceu elogios a esta empresa de base tecnológica, considerando que a mesma é um exemplo a seguir. Neste âmbito, destacou o facto de esta ter cerca de 130 funcionários a trabalhar na Ribeira Brava e mais 70 no exterior, bem como o facto de ter sede física e fiscal na Madeira.

O líder parlamentar do PS-M considerou ainda que o Governo Regional “deve ser pro-activo para a fixação de empresas com estas características”. “Queremos que mais empresas com estas características se juntem a esta, aqui na Ribeira Brava e noutros concelhos, para que os nossos jovens não tenham de emigrar”, vincou.