>
Madeira Patrocinado

Se cheira bem está limpo?

A Seta Verde Higiene Lda recomenda reflectir sobre os mitos e verdades dos produtos de limpeza. É preciso ter cuidado, pela sua saúde

None Ver Galeria

O ar que respiramos contém inúmeras substâncias que o nosso sentido olfactivo consegue detectar, a combinação destas substâncias podem produzir uma mistura mais ou menos agradável.

A maior parte dos maus odores têm origem na actividade microbiana, sendo que os perfumes são muitas vezes utilizados para disfarçar estes odores e não eliminar a sua fonte.

Os detergentes convencionais possuem na sua composição substâncias aromáticas, que nós associamos à limpeza. No entanto, a presença destes perfumes na realidade apenas disfarçam os maus cheiros e em muitos casos a sua adição não influencia o desempenho do produto.

Apenas a remoção na origem dos maus odores poderá efectivamente eliminá-los. Para isso deve-se manter uma rotina de limpeza adequada e há técnicas que fazem toda a diferença: manter o balde do lixo tapado, substituir o saco regularmente e lavar e desinfectar o balde frequentemente, atacar pontos de bolor com produtos adequados, varrer ou aspirar regularmente, entre outros.

A adição de perfumes e aromas aos produtos de limpeza tem muito mais a ver com questões de marketing e de associação sensorial entre o cheiro e o próprio produto, esse efeito depende de questões de condicionamento cultural. Além disso, a utilização dos mesmos detergentes e cheiros causam habituação, ou seja, deixamos de sentir o aroma, apesar de estar presente, o que nos leva a aumentar a quantidade do produto que normalmente utilizamos. Para evitar, podemos variar o aroma dos produtos que habitualmente utilizamos. De referir que, em muitos casos, a repetida exposição a substâncias orgânicas voláteis que estão presentes na composição de muitos produtos de limpeza podem causar alergias e despoletar ataques de asma. De salientar que em muitos casos, estes produtos são usados em recintos fechados e/ou com ventilação insuficiente.

Limpar bem os locais exige conhecimento na escolha dos produtos e técnicas mais adequadas a cada ambiente, pois a sujidade encontrada numa banheira é diferente daquela existente em cima de nossa mesa de trabalho. E, assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpeza e desinfecção.

A higienização destina-se à redução da proliferação de bactérias, vírus e fungos. Na limpeza de uma superfície, estamos simplesmente a remover os detritos visíveis, as sujidades e poeiras. E desta forma a higienização de uma superfície torna-a apenas livre de sujidade visível e assim poderá estar a colocar a sua saúde em risco!

A desinfecção de uma superfície “eliminará” os organismos microscópicos, conforme reivindicado no rótulo de um determinado produto. Um desinfetante não poderá dizer pelo odor se a área está limpa ou não. A maioria das pessoas sabe sobre germes, bactérias, vírus e alérgenos e eles devem ser minimizados para viver em um ambiente saudável. Mas muitas pessoas não entendem o quanto um mau cheiro é útil para informar a todos que essa área precisa ser limpa e sanitizada. Depois que os germes são removidos ou mortos, não haverá qualquer odor.

Se julgar apenas pela aparência e pelo cheiro, teoricamente alguém poderia fabricar um produto de limpeza com um cheiro forte, mas com uma potência sanitária apenas marginal e assim obter o aroma e a aparência superficiais, sem a limpeza real.

Germes e bactérias: os riscos à saúde despercebidos, estes ainda podem causar problemas em edifícios que parecem bonitos e cheiram a limpo.

A nossa marca Biosoluções® dispõe de produtos de limpeza sem aroma, particularmente indicados para ambientes hospitalares ou locais em que exista a necessidade de manter a qualidade do ar.

Em locais onde se manipule alimentos está desaconselhada utilização de produtos perfumados de modo a que os alimentos não sejam contaminados com estas substâncias, adulterando as suas propriedades.

Nas nossas linhas possuímos uma variedade de produtos, detergentes e ambientadores com aromas exclusivos compostos por notas florais, frutadas e cítricas que deixam o ambiente ligeiramente perfumado. Venha descobrir os nossos produtos e aromas!

O limpo não cheira a nada. Abra as janelas e deixe entrar ar fresco - faz milagres!

Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços e como estes poderão contribuir para melhorar o desempenho das suas limpezas e conseguir poupanças assinaláveis.

Telefone:+291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte https://www.exterminio.pt/pdfs/setaverde.pdf para conhecer os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amigo do ambiente!

Fechar Menu