Madeira

PSD enaltece trabalho de investigação feito pelo Observatório Oceânico da Madeira

None

Inserido nas jornadas temáticas ‘Mar - domínio do conhecimento e da investigação’, organizadas pelo Grupo Parlamentar do PSD, os deputados social democaratas visitaram esta manhã o Observatório Oceânico da Madeira, no Madeira Tecnopolo, entidade que contribui para a afirmação da economia do mar através da investigação.

Segundo o deputado Eduardo Jesus e porta-voz da iniciativa, a qualidade do trabalho que é feito em termos de investigação no Observatório do Oceano, alojado na arditi, permite à Madeira uma presença internacional relevante. A publicação desses trabalhos coloca a Madeira num ‘ranking’ internacional mais interessante que permite depois ao observatório e a outras instituições, poder candidatar-se a fundos da União Europeia na área da ciência, para “captar investidores, investigadores, doutores e pessoas que vêm, no seu conjunto, dar sustentabilidade a este trabalho do conhecimento”.

O deputado social democrata referiu ainda que a investigação ligada ao mar “não é uma mera aposta pontual da região”, sendo já “uma tradição”.

Esta semana os deputados terão a oportunidade de visitar outras instituições dedicadas a esta temática “com a particularidade de o observatório permitir congregar todas as entidades envolvidas na Madeira, quer tenham o carácter mais público ou privado, juntando as forças, as competências e assumindo objectivos particulares, mas comuns ao interesse da Madeira” convocando assim a comunidade em torno de uma temática importante para a Região.

Eduardo Jesus diz que as grandes questões “têm a ver com a capacidade de atrair os investigadores para a Madeira” posicionando-a cada vez melhor através da qualidade do trabalho feito, com o reconhecimento a dar acesso a outros fundos.