Madeira

Protecção Civil da Madeira recomenda cuidados face a chuva e vento

None

O Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) da Madeira emitiu hoje um aviso de agravamento geral do tempo, com rajadas de vento de 130 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.

“Com a aproximação e passagem, a norte do arquipélago da Madeira, de uma vasta depressão frontal, de forte actividade, prevê-se para as próximas horas um agravamento geral do estado do tempo, em particular no que se refere ao vento”, diz o aviso do SRPC.

De acordo com as previsões, o vento será em geral forte desde o início da tarde de hoje e o fim da tarde de sexta-feira, em particular durante a noite e o início da manhã.

Neste período, as rajadas do vento poderão chegar a 100 quilómetros/hora na costa sul e 130 quilómetros hora nas regiões montanhosas.

Na costa norte da Madeira e em Porto Santo as rajadas previstas são da ordem dos 70 quilómetros/hora.

“Entre o fim do dia de hoje (dia 08) e a tarde de amanhã (dia 09) prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente moderados ou fortes nas regiões montanhosas, potencialmente acompanhados de trovoada.

Amanhã (dia 09), entre o início da manhã e o fim do dia, prevê-se mar agitado com ondas de sudoeste da ordem dos quatro a cinco metros na costa sul da ilha da Madeira e em Porto Santo, onde esta situação se deverá manter durante o dia 10 (sábado)”, acrescenta o comunicado.

A Protecção Civil enumera várias medidas de auto-protecção devido à chuva, como estar atento aos avisos e recomendações das autoridades, reduzir a velocidade na condução, ter atenção aos lençóis de água que podem formar-se na estrada e desobstruir sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.

Para o vento forte, recomenda-se fechar portas e janelas e retirar os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das janelas, bem como evitar as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica e não circular por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

Devido à agitação marítima, há que evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias) e, nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afectação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia), localizados junto à costa ou próximo de praias.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional emitiram na quarta-feira avisos alertando para as condições atmosféricas adversas no arquipélago da Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocaram o arquipélago sob avisos meteorológicos laranja (para vento) e amarelo (para agitação marítima, vento e precipitação) até sábado.