Madeira

Secretaria da Saúde emite comentário sobre Cirurgias e Listas de Espera

None

Na sequência da notícia publicada hoje pelo DIÁRIO com o título ‘Programa de Recuperação de Cirurgias Fracassou’, a Secretaria Regional da Saúde emitiu um comentário em que reafirma que aquele programa visa reduzir a lista de espera de cirurgias e que, desde que foi iniciado tem tido um impacto de 14% “na redução da lista de espera do grupo de cirurgias elegíveis para integrar este plano, sendo considerado um instrumento que tem contribuído para a melhoria da eficiência da produção cirúrgica do Serviço de Saúde da Região”. Como tal, nos próximos 4 meses estão previstas 900 cirurgias no âmbito do PRC. A Secretaria acrescenta ainda que a implementação do PRC tem permitido manter os níveis de produtividade e que “o Programa Especial de Acesso a Cuidados de Saúde destinado a reduzir a lista para os meios de diagnóstico tem sido outro instrumento válido para melhorar a actividade assistencial”.

A SRS não desmente o crescente número de doentes em espera para cirurgia reafirmando que “o número de doentes em lista de espera para cirurgia deve-se à maior oferta de especialidades, de técnicas, de consultas, do diagnóstico cada vez mais precoce, ou seja, o SESARAM está mais capacitado e diferenciado”.

A Secretaria Regional sublinha ainda que “os profissionais do Serviço de Saúde continuam empenhados em reduzir a lista de espera cirúrgica e na recuperação da actividade assistencial no global” e que o Governo está empenhado em dar as condições aos profissionais para que tal objectivo seja atingido. Nesse sentido, o SESARAM está a contratar, além de 2 novos anestesistas, 11 novos médicos de várias especialidades, sendo que, em 2017, foram afectados ao quadro clínico 17 novos especialistas. No que concerne ao corpo de enfermagem, entre 2015 e 2017 foram contratados 157 profissionais, estando prevista para este ano a entrada de 64 enfermeiros.