>
Madeira Patrocinado

É preciso ter cuidado com a lixívia, pela sua saúde e o nosso ambiente!

A Seta Verde Higiene Lda recomenda a reflexão sobre os produtos de limpeza que utiliza. É preciso ter cuidado, pela sua saúde e pelo nosso ambiente!

None Ver Galeria

Gostaria de saber se os produtos químicos que utiliza são produtos de limpeza seguros? Sabe quais são os ingredientes dos seus produtos de limpeza? Existem componentes químicos ou tóxicos nos seus produtos de limpeza?

A toxicidade de uma substância específica depende de uma variedade de factores, incluindo quanto da substância a pessoa está exposta, como ela está exposta e por quanto tempo. Embora os produtos de limpeza sejam seguros e eficazes, eles devem ser manuseados adequadamente para proteger a saúde dos consumidores. Os utilizadores devem seguir todas as instruções de manuseio que estão no rótulo do produto antes de utilizá-lo.

A lixívia é um dos produtos mais utilizados e confiados na limpeza. É mais conhecido pela capacidade de manter a roupa branca, para ajudar na remoção de mofo e bolor na casa de banho e os seus propriedades desinfectantes. Para essas finalidades específicas certamente pode ser classificado como eficaz, mas já há algum tempo os efeitos colaterais negativos e os riscos potenciais de usar esse ‘produto de limpeza’ estão a ser discutidos e no centro das atenções.

Quando verificar os rótulos dos seus produtos de limpeza, vai ficar surpreendido com a quantidade desses produtos que contêm lixívia. Muitos pessoas usam lixívia sem perceber/saber os efeitos potencialmente prejudiciais que podem ter em alguém exposto.

O perigo mais óbvio da lixívia é impresso claramente no rótulo, é um material altamente corrosivo capaz de irritar os olhos, a pele e o trato respiratório, muitas vezes simplesmente inalando os gases emitidos pelo seu uso. Esta inalação pode deteriorar os pulmões e revestimento do esófago. Os efeitos colaterais podem não ocorrer em cada exposição, mas o impacto nunca é favorável, especialmente quando exposto com frequência durante um longo período de tempo.

Atenção que a lixívia:

- Pode ser perigosa para crianças e para os seus animais de estimação;

- Interage com outros produtos químicos, as suas interacções com outros produtos químicos comumente usados ​​podem produzir reacções prejudiciais;

Por exemplo: Quando a lixívia entra em contacto com a amónia provoca uma formação de gás cloro, que causa danos celulares nas vias nasais e nos pulmões;

- Tem efeitos nocivos no seu corpo;

- Coloca o Meio Ambiente em Risco.

O uso de desinfectantes terá de ser sempre feito em atenção ao tipo e objectivo de utilização, tanto para a limpeza doméstica do que a limpeza profissional. Terá de ter em atenção sempre qual é o nível de desinfecção a atingir e a necessidade de alternar o uso deste tipo de substâncias para evitar que os agentes infectuosos se adaptem e criem resistências à presença deste tipo de desinfectantes.

Certifique-se de entender o perigo dos produtos à base de lixívia antes de decidir usá-los!

A Comissão Europeia regulamenta as regras para o registo de produtos biocidas. Os produtos biocidas são todos os que na sua utilização têm a intenção de protecção humana, dos animais, materiais, de agentes patogéneos, como vírus, fungos, bactérias, por acção da presença de determinada substância activa.

O cloro activo do Hipoclorito de Sódio (substância activa presente em lixívias e outros produtos derivados das mesmas), dará entrada na Lista da União Europeia no próximo dia 1 de Janeiro de 2019, o que significa que a partir dessa data as entidades que tenham interesse em colocar esse produto no mercado terão de submeter a um processo de autorização administrativa, em que deverão demonstrar e assegurar que o produto cumpre com as regras estabelecidas em termos de exposição, os riscos e a eficácia associados a utilizações que o pedido de autorização preveja e o impacto directo e indirecto que possa advir na sua utilização.

Quais são os principais impactos da entrada em vigor desta medida?

A médio longo prazo, espera-se que exista uma utilização mais condicionada e racional da lixívia convencional como agente desinfectante, visto que o processo de autorização implica encargos administrativos e de controlo apertado que irão repercutir-se no aumento do preço dos produtos que sejam empregues como agentes de desinfecção, deixando de ser um produto de uso indiscriminado.

De notar que presentemente qualquer empresa que queira colocar um determinado produto químico no mercado terá de considerar cada vez mais a utilização segura e restrita aos objectivos previstos da utilização do produto, do tipo de utilizador e as implicações legais, disponibilizado toda a informação relevante em termos de segurança (fichas de dados de segurança) e de desempenho proposto (informação tipicamente presente nas fichas técnicas).

Alertamos que existem muitas alternativas no mercado para a substituição na utilização de lixívias. Dependendo sempre do tipo e objectivo da utilização que queremos dar, podemos utilizar os desinfectantes com perfume (por exemplo nas casas de banho) ou sem perfume (quando utilizado nas áreas da cozinha). Devemos regularmente alternar a utilização destes desinfectantes para que os agentes infectuosos se adaptem e criem resistências.

A Seta Verde Higiene, Lda. dispõe de uma gama de desinfectantes adequados para a limpeza doméstica e industrial totalmente eficaz!

A nossa empresa também disponibiliza formação específica para a melhor utilização de todos os produtos em segurança.

Contacte-nos para conhecer os nossos produtos, acessórios, equipamentos e serviços e como poderão contribuir para uma maior rentabilidade nas limpezas em segurança, sem riscos para a saúde e com poupanças assinaláveis.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amigo do ambiente!

Fechar Menu