Mundo

Cães da polícia ajudaram na apreensão de 23,8 mil quilos de drogas em Moçambique

None

O recurso a cães permitiu a apreensão de mais de 23,8 mil quilos de droga diversa, de janeiro a setembro deste ano em Moçambique, afirmou o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), citado hoje pela imprensa.

Bernardino Rafael, citado hoje pelo diário O País, afirmou que a utilização de cães aumentou substancialmente a capacidade de combate ao tráfico de drogas por parte da polícia moçambicana.

“Apreendemos no nosso país 23.869 quilogramas de droga diversa com a ajuda da polícia canina”, declarou o comandante-geral da PRM.

Bernardino Rafael também destacou que “os colegas de quatro patas”, como se referiu aos cães, também ajudaram na deteção de 302 armas de fogo nos primeiros noves meses do ano em curso e de 1.474 munições de armas diversas em todo o país.

“Por isso, é nossa prioridade incrementar a capacitação e especialização dos polícias caninos e dos próprios cães, dada a sua crescente utilidade”, declarou.

Entre janeiro e setembro do ano em curso, a polícia moçambicana registou 15 mil crimes, dos quais 12 mil já foram esclarecidos, acrescentou Bernardino Rafael.