Madeira

Dia 12 de Janeiro há concerto solidário em homenagem a Arílio Dias

None

O projecto Solidário UNIDOS, da Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, promove esta sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018, às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, um concerto solidário em homenagem a Alírio Dias, protagonizado pelo seu filho Sénio Diaz, Maestro de Guitarra e professor no Conservatório de L’Aquila, com a participação especial de Luciano Lombardi (Guitarra Clássica), Yury Rykunov (Dança), Violante Saramago Matos (Literatura) e António Barroso Cruz (Literatura), estes dois últimos padrinhos deste evento.

Alírio Díaz foi um guitarrista e compositor venezuelano clássico (1923/2016) e um dos compositores e guitarristas mais proeminentes de seu país. Hoje é uma referência internacional para todos os que se dedicam a conhecer a guitarra clássica. Tem uma Fundação com o seu nome, onde se realiza um concurso internacional de guitarra Alírio Diaz, de dois em dois anos.

Muitas composições foram dedicadas a Díaz, incluindo Invocación y Danza, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.

Desde 1974, o Comitê Internacional de Guitarra Alírio Diaz homenageia a arte deste virtuoso venezuelano e celebra seu inestimável contributo para o ensino e aprendizagem da guitarra clássica.

Paralelamente a este concerto será exibida uma colecção particular de guitarras de luthiers, de renome internacional nomeadamente:

1963 - Ignacio Fleta

1867 - Antonio de Torres

1931 - Francisco Simplicio

1989 - Andrea Tachi - 11 Strings

1990 – Coclea - Andrea Tachi

1979 - Jerónimo Peña Fernandes

1991 - Masaru Kohno - modelo Maestro