Turismo

Turismo do Centro vai premiar melhor filme sobre a região

A Turismo Centro Portugal associou-se ao ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo para criar o Prémio de Melhor Filme de Turismo da Região Centro, que será entregue na Gala do Festival, marcada para outubro.

A parceria com ART&TUR insere-se na estratégia de consolidação da marca Turismo Centro, recorrendo desta vez a um festival que tem mostrado capacidade para reforçar a notoriedade e o valor das marcas participantes, explica fonte da Entidade Regional de Turismo, presidida por Pedro Machado, que engloba cem concelhos do Centro do país.

"Pretende-se deste modo que o acervo de produção audiovisual da região contribua para a consolidação da marca 'Centro de Portugal' através da promoção a nível internacional dos filmes de qualidade", explica a Turismo Centro numa nota divulgada hoje, em que adianta ainda "que este esforço de internacionalização será apoiado pela rede mundial de festivais do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (www.cifft.com), da qual o Festival ART&TUR faz parte".

Encarado pela Turismo Centro como uma " referência mundial no domínio da promoção audiovisual", o Festival ART&TUR atraiu na edição de 2015 "centenas de participantes" de diversos pontos do mundo, destacando-se 88 filmes portugueses, quase o dobro do ano anterior.

Esta subida do número de participantes nacionais é explicada em parte pelo número cada vez maior de entidades (empresas, autarquias, etc.) que apostam na promoção turística através de meios audiovisuais e redes sociais.

Os organizadores do ART&TUR acreditam que na edição este ano "vai subir em flecha" a participação de concorrentes nacionais, até porque são cada vez mais "os polos de inovação e de excelência no setor do turismo em Portugal".

A competição para o Prémio de Melhor Filme de Turismo da Região Centro está aberta a todas entidades públicas ou privadas, pessoas coletivas ou singulares, titulares dos direitos de autor de produções audiovisuais da área do turismo, designadamente empresas dos vários subsetores do Turismo, autarquias, comunidades intermunicipais, produtores e distribuidores, agências de comunicação, organismos governamentais, fundações e associações.

A data limite das inscrições é o dia 30 de junho.