Turismo

TAP é a primeira companhia a operar o novo avião A330neo com versão de cabine airspace da Airbus

Depois do acordo assinado com a Aibus, no âmbito da AIX - Aircraft Interiors Expo 2016, a decorrer em Hamburgo, a TAP torna-se na primeira operadora do novo avião A330neo equipado com a nova versão de cabine Airspace da Airbus.

Com vista a renovar a sua frota, a companhia aérea portuguesa fez em 2015 uma grande encomenda de aviões à Airbus, incluindo 14 aeronaves A330-900neo. Assim, os passageiros da companhia vão poder usufruir, pela primeira vez, de uma nova experiência de viagem a bordo dos novos A330neo com o conceito Airspace da Airbus, já a partir do final de 2017.

Na nova cabine Airspace da TAP destacam-se, entre outras novidades, a introdução de um novo espaço de acolhimento, um sistema de iluminação led de última geração com uma infinita variação de cores, compartimentos de bagagem maiores, modernas casas de banho e sistemas de entretenimento a bordo IFE e conectividade da mais recente geração.

A relação entre a Airbus e Portugal é já longa, datando do ano de 1987, altura em que a TAP  encomendou três aeronaves Airbus do modelo A310.

Actualmente, a TAP opera uma frota de 61 aviões de fabrico exclusivo Airbus – 43 aeronaves da família A320 e 18 wide-bodies - e é a maior cliente do construtor europeu em Portugal. A partir de Junho próximo, a TAP vai integrar na sua frota mais dois novos A330 para reforçar e expandir a sua operação no longo curso. A companhia encomendou também à Airbus aviões da última geração das famílias A320neo e A330neo.

Os aviões A330-800neo e A330-900neo são os dois novos membros da família wide-body da Airbus lançados em Julho de 2014, cujas primeiras entregas estão previstas começar no final de 2017. Além deste novo interior de cabine Airspace, o A330neo incorpora também a ultima geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. Com características económicas imbatíveis, versatilidade e elevada fiabilidade, o A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o no avião wide-body mais eficiente.