Turismo

Profissionais de turismo debatem em Aveiro futuro da actividade

Seiscentos profissionais debatem em Aveiro, a partir de quinta-feira, o futuro do turismo, no 42º congresso da Associação de Agências de Viagem (APAVT), que tem o maior número de inscritos de sempre, segundo a organização.

De acordo com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, coorganizadora do congresso, inscreveram-se 600 empresários e gestores de empresas dos mais variados setores da atividade turística, pelo que será "um dos maiores eventos e encontros de reflexão do setor turístico em Portugal, numa altura em que os números apontam para o crescimento do Turismo nacional e o consequente aumento do Produto Interno Bruto".

Para a entidade de Turismo Centro Portugal, os números do crescimento da atividade "indigitam o Turismo como uma área privilegiada de negócio", cujo futuro se pretende debater durante os três dias do congresso.

«Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade» é o tema do 42º Congresso Nacional da APAVT, cuja sessão de abertura, no dia 08, pelas 16:00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, deverá contar com a participação de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, José Fernando Mendes, vice-reitor da Universidade de Aveiro, e dos presidentes da APAVT, do Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, respetivamente, Pedro Costa Ferreira, Pedro Machado e José Ribau Esteves.

A primeira sessão de trabalho, que decorrerá no Centro de Congressos de Aveiro, conta com a intervenção dos economistas Daniel Bessa e Guilherme d'Oliveira Martins, sobre o tema «Desafios e a Responsabilidade de ser Português».

No segundo dia, "o Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens" é abordado por Frank Oostdamn, da ANVR, Mark Meader, da ASTA e Svend Leirvaag, da ETTSA, num painel moderado por Miguel Quintas (BookSoft).

Na manhã de sábado decorre o painel "Fatores de competitividade e estratégias empresariais", com a participação de Carla Carvalho Dias, da Top Service Academy e Luís Rasquilha, da AYR, enquanto de tarde a competitividade de Portugal como destino para congressos e reuniões será o tema a desenvolver por Brad Williams, da Platinum DMC Collection, João Silva, da Team Quatro, Joaquim Pires, do Turismo de Portugal e Rosário Morais, da Vega.

O congresso termina com a abordagem das "Opções estratégicas e fatores de competitividade" para o país, com intervenções de Eduardo Jesus (Governo Regional da Madeira), António Trindade (Porto Bay), Pedro Machado (Turismo Centro Portugal) e Frederic Frère (Travelstrore).

Paralelamente às sessões, irá decorrer também no Centro de Congressos o "Trade Show" do 42º Congresso da APAVT, que no sábado será aberto ao público e onde estarão representados em stands diversos organismos públicos e empresas privadas do setor turístico, nomeadamente a Câmara Municipal de Aveiro, Turismo Centro de Portugal, Madeira, Açores, Macau, China, Guiné, Brasil, Marrocos, América Latina, e as empresas Viva a Ria, Aveitour, Neverending, Hanair, LG e Europcar.