Turismo

Madeira é lugar favorito no mundo para viajante de referência

O fundador do 'The Best Travelled', site que dividiu o mundo em 1.281 regiões, escolheu a Madeira como o seu "lugar favorito no mundo".

"A Madeira é o meu lugar favorito no mundo. Amo a Madeira. Acredite ou não só lá estive uma vez porque, bem, não há tempo, o mundo é tão grande", confidencia Harry Mitsidis numa entrevista concedida ontem à NiT.

O DIÁRIO sabe que Harry esteve na Região em Maio de 2009, tendo admitido na altura ter ficado rendido ao "carácter local português combinado com o mar e montanhas maravilhosas". "Este pode muito bem ser o melhor lugar que já estive", escreve no seu álbum com 155 fotos da ilha.

O viajante que é referência mundial também revela que Portugal é o seu país preferido. E as razões são estas:"Tem todos os elementos que eu procuro num país. Tem uma cultura muito única, que ainda é muito autêntica. Ok, é óbvio que se está a tornar num país mais moderno, mas isso também é algo que eu procuro. Eu gosto de culturas autênticas, mas se for muito difícil viajar para lá, se não tiver infraestruturas ou se, bem, puderes apanhar malária, já não é assim tão divertido. Em Portugal, eu encontro um equilíbrio muito bom entre uma cultura autêntica e modernidade suficiente para poder ser confortável. Depois têm mar e montanha, têm vilas mesmo muito giras, vilas muito antigas e coloniais com ruas amorosas, uma gastronomia fantástica. Embora eu não coma peixe de todo, em Portugal há muitas outras opções. E claro, a coisa mais importante: as pessoas. Acho que sou constantemente surpreendido com o quão simpáticas são as pessoas".

Passou pela primeira em Portugal em 1999 e desde 2010 tem vindo todos os anos. "Uma vez por ano tenho de fazer uma viagem a Portugal, estou sempre desejoso de voltar", revela.

Já viu praticamente todas as regiões lusas e conhece melhor o Norte. "Já estive no Porto, na região do Douro, Viana do Castelo, toda essa área. Conheço pior o Sul, só estive em Faro uma vez, talvez porque não me interesse assim tanto pelo mar. Para quem vem da Grécia... [risos], bem, nessa parte acho que a Grécia é melhor do que Portugal. Agora que estou cá vou tentar descobrir as zonas a Norte de Lisboa — Nazaré, Peniche, essas áreas, que ainda não conheço. E um bocadinho mais para o interior, Tomar... Vou regressar aos Açores, desta vez para a Terceira. Felizmente há ilhas suficientes, por isso agora vou fazer uma das ilhas do Arquipélago dos Açores uma vez por ano, uma ou duas vezes, até eventualmente conhecê-las todas", refere o apreciador de pastéis de Belém que detesta peixe.

Aquele que é uma referência para todos os viajantes e que ocupa neste momento o 3.º lugar da lista em que há um português em 16.º  já visitou todos os países do mundo, mas nem isso o fez parar. "É impossível uma pessoa dizer que fez o mundo sem ter de facto passado algum tempo nos países", assume o grego nascido em Londres em 1972.